O Projeto Nós do Afeto é uma iniciativa e realização do Grupo de Estudo e Apoio à Adoção de Belém Renascer em parceria com a Instituição Assistencial Lar de Maria. Constitui-se num espaço de orientação, escuta e apoio aos pretendentes e pais por adoção de crianças maiores de dois anos e adolescentes.
O projeto objetiva proporcionar espaço de orientação, escuta e apoio aos pretendentes e pais por adoção de crianças maiores de dois anos e adolescentes; refletir sobre as especificidades da constituição familiar por adoção; promover a construção e o fortalecimento dos vínculos socioafetivos dentro da família; buscar alternativas para o enfrentamento dos problemas/conflitos que surgem durante o processo de adaptação, construção e consolidação dos vínculos socioafetivos na família e promover apoio às famílias que vivenciam os desafios decorrentes do processo de adoção, por meio de reflexões e de troca de experiências.
A área de abrangência é a região metropolitana de Belém e se destina a pretendentes devidamente habilitados, em estágio de convivência, guarda provisória, ou pessoas que já tenham concluído o processo de adoção, nas comarcas da região metropolitana de Belém.
Os participantes devem ser encaminhados ao Projeto Nós do Afeto pelas varas da infância e da juventude da região metropolitana de Belém, onde tramita o processo de adoção, ou por Grupos de Apoio à adoção da região metropolitana de Belém.
Os encontros ocorrem mensalmente, no formato de Roda de Diálogo, aos sábados, às 9h, sob a coordenação do Grupo de Estudo e Apoio à adoção de Belém Renascer.
Como realizar o encaminhamento?
O download da ficha de encaminhamento de participantes pode ser realizado abaixo ou clicando aqui.