A Divisão de Bibliotecas do TJPA é responsável pela gestão da biblioteca "Desembargador Antônio Koury" localizada no Tribunal-Sede. Especializada em Direito, subordina-se ao Departamento de Documentação e Informação - DDI, que integra a Secretaria de Administração do TJPA.
O acervo da biblioteca é composto por livros, folhetos, relatórios, monografias, dicionários gerais e especializados, enciclopédias, diários oficiais, periódicos, CDs e bases digitais.
A biblioteca é aberta ao público externo para pesquisa e estudo. O empréstimo domiciliar é restrito aos magistrados e servidores nos termos do regulamento.
Missão
A Biblioteca Des. Antônio Koury tem como missão planejar, coordenar, desenvolver e preservar o acervo bibliográfico, provendo e disponibilizando a informação e conhecimento em seus diversos suportes e recursos, atendendo à missão institucional.
Visão
Ser uma biblioteca moderna, com referência de qualidade no acesso ao conhecimento e à informação da área jurídica atualizada e histórica, bem como de áreas afins, atendendo com eficiência e eficácia aos seus usuários institucionais e ao público em geral.
Endereço
Av. Almirante Barroso n 3089 - Bairro: Souza - CEP: 66613-710 - 1º Andar, T 116, - Belém - PA.
Horário de Funcionamento
De segunda à sexta, das 8h às 15h.
Histórico
"Pode-se dizer que a Biblioteca do Tribunal de Justiça do Estado do Pará foi instalada com o antigo Tribunal de Relação em 3 de fevereiro de 1874, assim mesmo de modo precaríssimo. Constituía o pequeno acervo bibliotecário coleções incompletas da Revista “O Direito” e das “Leis do Império”.
Nos fins de 1893 a pedido do Presidente do Colegiado o saudoso Desembargador Ernesto Adolfo de Vasconcelos Chaves, foram fornecidos pelo Governador do Estado as seguintes publicações:
Somente no período de 1905 a 1911 é que o então Presidente Des. Napoleão Simões de Oliveira que viajava anualmente para Paris onde passava suas férias, adquirira as seguintes obras, algumas por sua própria conta:
O acervo de "Leis e Decretos do Governo" e outras obras relevantes permanecem no acervo da biblioteca até hoje. Na década de 70, a biblioteca recebeu sua primeira organização técnica e, em 01 de junho de 1984, como homenagem póstuma, recebeu a denominação de "BIBLIOTECA DESEMBARGADOR ANTÔNIO KOURY".
Em 2006, com a mudança do Tribunal de Justiça para o prédio histórico do "Instituto Lauro Sodré", surgiu a necessidade da criação de uma nova biblioteca, com o objetivo de disseminar a informação jurídica de interesse à atividade judicante e à sociedade. A mais nova biblioteca do judiciário paraense, abriga a rica coleção "Otavio Mendonça" com vasto material em sociologia jurídica, história, filosofia e direito.
*Silvio Hall de Moura, (1979, manuscrito)