Organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o PRÊMIO AUDITORIA DE GERAÇÃO DE VALOR tem o objetivo de selecionar práticas ou projetos inovadores propostos por magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário que promovam a inovação e a geração de valor na auditoria interna.
Na Edição de 2025, a SEAUD/TJPA participou com dois projetos:
Este último, foi selecionado para a votação pública no eixo Inovação Tecnológica e Ferramentas Digistais.
Veja abaixo os vídeos com apresentação dos referidos projetos
Matriz de Priorização de Processos
A Matriz de Priorização de Processos proporciona a escolha de objetos de auditoria relevantes, diminuindo a discricionariedade e subjetividade na definição dos trabalhos de auditoria. Isso porque a Matriz indica, com base em critérios pré-definidos, quais processos de trabalho carecem do auxílio da auditoria para aprimorar seus resultados.
É uma ferramenta que extrai os processos de trabalho mais sensíveis à fragilidade. Dados dos processos de trabalho são coletados junto as unidades gestoras do Tribunal de Justiça do Pará, e após coleta, são avaliados e classificados conforme os seguintes critérios: Relevância (Alinhamento com o Planejamento Estratégico da Instituição, Alinhamento com o Plano de Gestão do Biênio); Criticidade (Existência de Normativos, Existência de Manuais publicados, Auditoria Interna nos últimos 5 anos); Materialidade (Dotação Orçamentária); e Riscos (Riscos mapeados e Controles Instituídos). Processos com maior relevância para a Alta Gestão, com maior materialidade, considerados críticos por falta de normativos reguladores, e que não identificaram riscos e nem instituíram controles são os processos que apontam prioridade de intervenção da auditoria. Assim, é possível visualizar, ao final da apuração, quais processos indicam maior necessidade dos trabalhos de auditoria. A matriz passa por revisão e atualização a cada biênio.
Análise de Dados Bancários para Prestação de Contas Anual de Gestão
Este sistema foi desenvolvido com o intuito de automatizar a análise dos extratos bancários relacionados às contas institucionais do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA).
Seu objetivo primordial é assegurar a conformidade e consistência das informações financeiras exigidas nos processos de prestação de contas perante o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), com destaque para a conciliação bancária.
Para tanto, realiza uma leitura criteriosa e uma verificação sistemática dos extratos fornecidos pelos bancos, confrontando-os com os dados disponibilizados pela Secretaria de Planejamento, Coordenação e Finanças.