Pai D’égua é o Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, instituído nos termos da Resolução nº 395 do Conselho Nacional de Justiça. Criamos um espaço de debate aberto, amplo e desinibido, propiciando o surgimento de soluções inovadoras para superarmos problemas cotidianos que dificultam uma prestação jurisdicional célere e de qualidade. Trabalho de muitas mãos, executado de forma cooperativa e com mentes abertas ao novo, à descoberta de respostas inusuais e eficazes, centradas no usuário(a) e em suas necessidades.
O Tribunal de Justiça e a Escola Judicial do Estado do Pará trabalham em parceria para que o laboratório desempenhe suas atividades, congregando esforços para disponibilizar recursos materiais e humanos necessários, inclusive com a realização de cursos e encontros de capacitação em matéria de inovação.
A) NOSSO NOME E LOGOMARCA
Que palavra viria a sua mente se você, após uma longa caminhada sob o sol escaldante, encontrasse sua sorveteria predileta? Ou passasse em primeiro lugar num concurso público muito difícil? Ou furasse o pneu do seu carro e, ao olhar para o lado, encontrasse uma borracharia a sua frente? Ou ganhasse sozinho na loteria? Se você fosse paraense, certamente você diria: “pai d’égua”.
Termo tipicamente paraense, “pai d’égua” denota a ideia de genial, legal, sensacional, extraordinário, maravilhoso, etc. Em regra, é uma palavra com sentido exclamativo que pode ser seguida por um ponto de exclamação ou emojis do tipo:
Estamos buscando instituir uma esfera de debate que proporcione soluções geniais, legais, excepcionais, sensacionais, extraordinárias, atentas as nossas peculiaridades locais, enfim, queremos sempre dar uma solução pai d’égua!
Nossa logomarca aproveita os contornos de uma lâmpada, que simboliza inovação, insight, para formar a letra P (em amarelo) e a letra “d” (em vermelho). O filamento interior da lâmpada forma a palavra “lab” (em preto). Segundo a psicologia das cores, o amarelo é considerado a cor do otimismo e da energia, simbolizando criatividade, jovialidade e alegria. Estamos ansiosos por mudanças inovadoras, por isso, a utilização do vermelho que denota urgência. O preto complementa a logo, adicionando-lhe a noção de elegância, força e poder. Poder para transformar através da inovação.
B) EQUIPE PAI D’ÉGUA
I – Charles Menezes Barros, juiz auxiliar da presidência do PJPA (Coordenador);
II - Kátia Parente Sena, titular da 4ª Vara de Fazenda da Comarca de Belém;
III - Geraldo Neves Leite, Juiz de Direito titular da Vara de Família do Distrito de Icoaraci;
IV – João Valério de Moura Junior, Juiz de Direito Titular da 1ª Vara Criminal de Rondon do Pará;
V - Marco Tulio Sampaio de Melo, Assessor Jurídico da Coordenadoria de Recursos Extraordinários e Especiais;
VI -Ricardo Souza da Paixão, Coordenador do Núcleo de Atendimento da Unidade de Processamento Judicial (UPJ) da 1ª a 7ª Vara de Família da Comarca da Capital;
VII - Luciana Sá Fernandes, Coordenadora de Gestão Estratégica;
VIII - Patricia Suellen Moraes Ferreira, Analista judiciário laboratorio de inovações.
C) ESPAÇO PAI D'ÉGUA
O Pai D’égua é um espaço em que as proposições, análises de projetos e reuniões da equipe são realizadas virtualmente através de ferramentas licenciadas da Microsoft (Forms, Whiteboard, Teams, etc.) e, presencialmente, na sala de reuniões disponibilizada pela Escola Judicial do Estado do Pará, situada na R. Antônio Barreto, 1176 - Umarizal, - PA, 66060-020 Belém – Pará.
D) LEGISLAÇÃO
- Portaria n° 2.924/2021-GP/TJPA
D) CONSULTA PÚBLICA
Consulta pública para análise da Política de Gestão da Inovação no Tribunal de Justiça do Estado do Pará.
Participe no link abaixo.
PORTARIA Nº XXX2025- GP.docx