OBJETIVOS DA EJPA
Dentre seus objetivos universais podemos destacar:
-
Formação de Magistrados e Servidores;
-
Formação de Recursos para Cargos Executivos;
-
Prestação de Serviços a Comunidades no Contexto Social da Justiça.
Para alcançar seus objetivos, a EJPA tem como princípios fundamentais a:
-
Integração do Ensino às Necessidades do Poder Judiciário do Estado;
-
Estruturação Orgânica para Aproveitamento das Múltiplas Oportunidades;
-
Coordenação das Atividades Afins para o Máximo Aproveitamento destes Recursos;
-
Flexibilidade de Técnicas e Métodos Considerando as Habilidades e Competência de Cada Público e as Peculiaridades Paraenses;
-
Planejamento Permanente do Dimensionamento das Demandas do Judiciário;
A EJPA atua também em parceria com o Governo Estadual, os Governos Municipais, Órgãos Públicos, Universidades Públicas e Privadas de Ensino Superior para oferta de cursos de Pós- Graduação, Mestrado e de Extensão visando a ampliar as oportunidades de formação continuada dos recursos humanos para o exercício de cargos da magistratura e executivos, bem como, de entidades públicas estaduais e municipais na promoção da justiça e paz social.
ATUAÇÃO DA EJPA
Hoje a Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará oferece cursos na modalidade a distância, semipresenciais e presenciais. Nesse contexto novas oportunidades de formação continuada a distância são disponibilizadas permitindo, portanto, que magistrados e executivos possam realizar sua formação sem necessariamente comparecer à EJPA, ou seja, podem estudar a distância.
Todo este esforço vem adequar a EJPA às novas exigência do CNJ, que sinalisa a Educação a Distância como forma preferencial de formação continuada, permitindo, assim, que o magistrado possam realizar seu aperfeiçoamento sem se ausentar da Comarca da qual é responsável.
Assim, a EJPA procura sempre estar apta a oferecer cursos de atualização e aprimoramento de conhecimentos a todos os magistrados, assessores e servidores que integram o quadro do Tribunal de Justiça do Estado do Pará e aos demais interessados na área jurídica. Neste contexto, os desafios são inúmeros, a começar pela superação dos obstáculos físicos e geográficos típicos deste Estado continental com suas comarcas localizadas em regiões tão distantes da capital.
Para cumprir sua finalidade de formação corporativa continuada, a EJPA não economiza esforços em seu propósito, sempre buscando novas ferramentas, como a realização de cursos a distância e transmissão de aulas e palestras online, alem é claro, do ensino de qualidade presencial.
Em seus anos de existência, a Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará tem-se destacado na sociedade paraense, tanto como instituição prestadora de ensino de qualidade quanto como formadora de profissionais capacitados para diversas carreiras jurídicas, pois figuram como seus ex-alunos inúmeros magistrados, promotores de justiça, defensores públicos e dezenas de integrantes de carreiras jurídicas, o que atesta a qualidade e a excelência dos cursos por esta realizados.
MISSÃO E VALORES
MISSÃO
Proporcionar a magistrados e servidores a capacitação indispensável ao desenvolvimento do exercício pleno das ações inerentes ao Poder Judiciário do Estado do Pará, bem como oferecer oportunidade de preparação jurídica ao ingresso na carreira da magistratura.
Congregar em torno de temas jurídicos variados segmentos profissionais e sociais comprometidos com questões relevantes da sociedade paraense.
VISÃO
Manter o elevado nível de conhecimentos jurídicos e transdisciplinares de magistrados para que atendam ao perfil exigido pelo Estado na sua prestação jurisdicional, oferecendo solução aos conflitos interindividuais e sociais, além de estimular a permanente busca de aprimoramento dos servidores nas atividades-meio e atividades-fim.
VALORES
-
Ética
-
Celeridade
-
Modernidade
-
Responsabilidade Social e Ambiental
Conselho Superior da Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará:
Desa. Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos - Presidente do Tribunal de Justiça e Presidente da Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará;
Desa. Célia Regina de Lima Pinheiro - Diretora Geral da Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará;
Des. Luiz Gonzaga da Costa Neto - Diretor Geral Adjunto da Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará;
Desa. Maria Elvina Gemaque Taveira - Membro;
Desa. Rosi Maria Gomes de Farias - Membro.
REGIMENTO INTERNO - EJPA