Inscrições abertas até 12/09. Não perca!
1. DAS INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE O CURSO:
1.1 Natureza do Curso/Finalidade: Formação Continuada para servidores e servidoras.
1.2 Público-alvo: Servidores e servidoras do Poder Judiciário do Estado do Pará.
1.3. Período de Inscrição: 18 de julho a 12 de setembro de 2022, via site da EJPA.
1.4 Número de Vagas: 40 vagas
1.5 Data de Realização: 13,14, 15, 16, 19, 20, 21, 22, 23, 26, 27, 28, 29, 30 de setembro a 03 de outubro de 2022
1.6 Horário de realização: 16h às 18h (aula ao vivo – Plataforma Teams)
1.7 Carga Horária: 30 (trinta) horas-aula.
1.8 Local de Realização: Ambiente Virtual da EJPA.
1.9 Modalidade: Ensino Remoto com interações síncronas e assíncronas.
1.10 Aproveitamento: 75%
1.11 Acesso à bibliografia: Indicação da docente do curso.
1.12 DOCENTE: ANTÔNIO CARLOS SAMPAIO MARTINS DE BARROS JÚNIOR – Pedagogo, mestre em gestão pública e desenvolvimento, pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA, da Universidade Federal do Pará – UFPA. Atualmente está concluindo MBA em “a Moderna Educação”, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui 21 anos de experiência profissional, na área da educação, atuando como professor na educação básica e na formação de educadores; implantou a Coordenaria Estadual de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Sofrimento Psíquico do Estado Pará; exerceu a vice-presidência e presidência do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Pará; foi Secretário de diversidade da Organização Nacional de Cegos do Brasil; Fundador, Diretor Secretário e Presidente da Associação de e para Cegos do Pará - ASCEPA; vem atuando como conferencista e palestrante em dezenas de eventos; Idealizou, elaborei e coordenou projetos sociais na área das pessoas com deficiência, financiados por Organizações Federais, Estaduais Municipais e da Iniciativa Privada.
2. DAS INSCRIÇÕES
2.1 As inscrições para o CURSO: A PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA SOCIEDADE: ENTRE A EXCLUSÃO E A LUTA POR DIREITOS”, serão realizadas, exclusivamente via internet, no período de 18 de julho a 12 de setembro de 2022, no site da EJPA.
2.2 AS INSCRIÇÕES SERÃO CONFIRMADAS/EFETIVADAS PELO DEPARTAMENTO ACADÊMICO DA EJPA.
2.3 As informações prestadas pelo candidato no momento da inscrição são de sua inteira responsabilidade.
2.4 O ato de inscrição implica aceitação tácita das condições estabelecidas neste Edital.
2.5 Todas as possíveis desistências às inscrições efetivadas deverão ocorrer, exclusivamente, obedecendo ao prazo máximo de 03 (três) dias de antecedência para o início do curso e encaminhadas por e-mail para o endereço ejpa.dac@tjpa.jus.br
2.6 A não observância do disposto no item anterior (2.5), resultará a proibição dos alunos que chegarem ao final do curso sem participação nas atividades propostas, caracterizando desistência injustificada, ficarão impossibilitados de se inscrever em outros cursos oferecidos pela EJPA, na modalidade EaD, pelo período de 90 (noventa) dias a contar do término do curso no qual está inscrito.
3. DAS PENALIDADES
O abandono de curso, pelo(a) magistrado(a) ou servidor(a), será considerado falta de extrema gravidade e influenciará na avaliação da promoção por merecimento ao cargo subsequente, bem como constará na ficha funcional do inscrito, podendo, inclusive, a EJPA cancelar compulsoriamente a matrícula do cursista quando apurar fatos tipificados nos Art. 55, 56, 70 e 71 do Regimento Interno da EJPA.
4. OBJETIVOS
4.1. OBJETIVO GERAL
Compreender as relações entre as pessoas com deficiência e a sociedade como construções multifacetadas, marcadas pela exclusão e pela busca da cidadania.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Caracterizar as condições socioeconômicas vivenciadas pelas pessoas com deficiência, em diferentes contextos históricos, levando em consideração a interação entre ordem social, estigmas e lutas por direitos.
Conhecer os principais instrumentos legais e políticas públicas voltadas à promoção dos direitos das pessoas com deficiência.
Reconhecer a condição de deficiência como parte da diversidade humana, com desafios e possibilidades a ela inerentes.
Adotar posturas inclusivas, com base no respeito à diversidade e conhecimento das especificidades das pessoas com deficiência.
5. ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA:
O curso será realizado através de momentos de interação (relação, trocas, diálogos entre o corpo discente) e interatividade (contato com ferramentas/tecnologias disponíveis, de forma a propiciar o trabalho colaborativo) e com enfoque sociocultural (realização de atividades individuais e grupais) e cooperativo (perspectiva piagetiana do construtivismo, foco nas tarefas individuais).
Dessa forma, a dinâmica do curso ocorrerá por meio de aulas síncronas EAD, atividades individuais e em grupo síncronas e assíncronas, materiais, vídeos, podcasts, discussões grupais, reflexões individuais, dinâmicas de grupo.
A plataforma utilizada para a aplicação do curso (TEAMS) possui funcionalidades que permitem a interação entre o corpo discentes com o docente como salas de bate-papo, além de dinamizar o compartilhamento de áudio, vídeo, slides e documentos. Possui campo específico para disponibilização de textos e arquivos, facilitando o acesso aos materiais bibliográficos para consulta e a construção coletiva do conhecimento. Há ainda a possibilidade da criação de salas de apoio para a divisão de grupos e a integração com outros softwares e sites educacionais.
Nesse sentido, as unidades de estudo, os procedimentos e estratégias considerados adequados foram estruturados com base na realização de atividades que promovam a interação entre os participantes (espaços reservados à discussão de temas e casos práticos vinculados à matéria de ensino), além de tarefas a serem realizadas individualmente por aluno e enviadas para correção, todas a serem disponibilizadas por meio da plataforma virtual a ser utilizada. Dessa forma, serão usadas as seguintes técnicas de ensino: aulas expositivas dialogadas, estudos de caso, simulação, debates sobre os assuntos trabalhados e exercícios escritos (individuais e em grupos).
5.1. Planejamento das unidades de estudo
Em relação à criação de lições ou unidades em cursos a distância, Moore e Kearsley (2007) explicam: “As informações e as atividades que são comunicadas nos materiais de aprendizados dos cursos à distância devem ser organizadas em lições ou unidades completas” (p. 116-117).
Nesse quesito, seguindo as orientações, o curso será estruturado de modo a apresentar o total de unidades de forma lógica com o total de horas programadas para cada unidade.
Seguindo a mencionada lógica, a ação foi planejada para ser realizada em 04 unidades, distribuídas em 15 dias, com total de 30 horas/aula, sendo previsto, no mínimo, 2 horas de estudos por dia.
5.2 Formação da turma
Será formada uma turma que terá um único Formador, responsável pelo acompanhamento e avaliação dos participantes.
A turma será composta por até 40 participantes.
Será disponibilizado aos participantes um guia com informações resumidas sobre o planejamento, orientações para realização do curso e os contatos e informações sobre os serviços de apoio e sobre as equipes técnico-administrativo pedagógicas (telefones/e-mails das equipes para soluções de dúvidas/problemas de caráter tecnológico, administrativo ou pedagógico).
Eventuais alterações em relação as aulas, datas e locais de realização da turma serão objeto de aditamento a este instrumento.
5.1 – Atuação e reponsabilidade dos(as) alunos(as)
Período - Atividade Pontuação:
Resumo das atividades avaliativas |
||
Período 13/09 à 03/10/2022 |
Atividade - Avaliação Continuada
|
Pontuação
|
Total do curso |
10 pontos |
6.3 Avaliação do desenvolvimento do curso e de desempenho do Formador
Além da avaliação de aprendizagem e da avaliação diagnóstica, foram programadas avaliação do desenvolvimento do curso e de desempenho do Formador. O instrumento para tanto será disponibilizado ao final da formação. A intenção com o procedimento é obter subsídios que nortearão o aprimoramento de ações educacionais futuras.
7. CRITÉRIOS PARA A CERTIFICAÇÃO:
Ao final do curso, os participantes que realizarem as atividades propostas e obtiverem
aproveitamento igual ou superior a 75% receberão certificado de participação.
8. DISPOSIÇÕES GERAIS:
Os certificados serão emitidos em PDF pelo site da EJPA.
Os casos omissos serão resolvidos pela Direção-Geral da EJPA, de acordo com
as normas pertinentes.
Eventuais alterações em relação as aulas, datas e locais de realização da turma serão
objeto de aditamento a este instrumento.
ANEXO I – PROGRAMAÇÃO