Evento reuniu dirigentes de todos os tribunais do país até a quarta-feira, 8
O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) encerrou, na quarta-feira, 8, sua participação na XVII edição do Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), realizada em Salvador (BA). Representando o Judiciário paraense, o presidente do TJPA, desembargador Roberto Gonçalves de Moura, acompanhou as atividades finais do evento, que reuniu dirigentes de todos os tribunais estaduais do país.
A programação do último dia contou com o painel “Inovação e Direito: do Buscador à Inteligência Artificial Generativa – Tribunais na Era Digital”, conduzido por Luiz Paulo Pinho, cofundador do JusBrasil, e Ademir Picolli, presidente do J.EX, que abordaram os desafios e oportunidades do uso de tecnologias avançadas no sistema de justiça. Em seguida, foram realizadas reuniões reservadas entre presidentes e juízes auxiliares dos tribunais.
No final do evento, foi divulgada a Carta de Salvador, documento que reafirma o compromisso dos Tribunais de Justiça com a modernização da gestão, o fortalecimento da governança digital e a ampliação do acesso à justiça. O texto também destaca a importância da atuação integrada entre o Poder Judiciário e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para aprimorar a eficiência e a transparência das instituições.
O Consepre é uma oportunidade para promoção de diálogo e cooperação entre dirigentes de todos os tribunais estaduais. O evento fortalece o sistema de justiça e permite trocar experiências para aprimorar a prestação jurisdicional, tornando-a cada vez mais acessível e moderna.
Além do presidente, integraram a comitiva do TJPA as juízas auxiliares da Presidência Patrícia de Oliveira Sá Moreira e Danielle de Cássia da Silveira; o juiz auxiliar para a área de tecnologia da informação e comunicação João Valério Jr; a chefe de Gabinete da Presidência, Bruna Chaves; e os secretários Maurício Crispino Gomes (Administração), Miguel Alves Santos (Planejamento, Coordenação e Finanças) e Diego Baptista Leitão (Tecnologia da Informação e Comunicação).
Acesse a íntegra da Carta de Salvador AQUI.