O Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) realizou, na manhã desta quarta-feira, 8, a 39ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, sob a presidência do vice-presidente da Corte, desembargador Luiz Gonzaga da Costa Neto. Durante a sessão, o desembargador Luiz Gonzaga da Costa Neto apresentou a mensagem institucional alusiva ao Círio de Nazaré, uma das mais importantes manifestações religiosas e culturais do Estado.
Em seu pronunciamento, o magistrado destacou o simbolismo do momento, que renova a fé e a esperança dos paraenses. “É tempo de encontro e de gratidão por todas as bençãos de nossas trajetórias. As ruas se enchem de emoção e a cidade muda seu ritmo, tornando-se mais sensível e acolhedora. Todos se transformam nesse período, ficam mais atentos, mais generosos, como se o coração de Belém pulsasse em sintonia com a fé que percorre suas ruas. Essa mudança vai além da religião, pois, independentemente da crença professada, viver o Círio é parte de ser paraense, é sentir-se pertencente a algo maior, que une, conforta e inspira”, afirmou o desembargador.
Em clima de fé e comunhão, o vice-presidente reafirmou o compromisso do Judiciário paraense com a sensibilidade e a justiça. “Neste clima de fé e comunhão reafirmamos nossos valores e o compromisso de servir com sensibilidade e justiça. Aos desembargadores e desembargadoras, magistrados e magistradas, servidores e servidoras e a todos que buscam nesta Casa o amparo da Justiça, desejo um feliz Círio de Nazaré”.
Eventos - Ainda durante a palavra facultada, o desembargador Luiz Gonzaga anunciou dois eventos promovidos pelo Tribunal. O primeiro é a cerimônia de assinatura da Portaria Conjunta nº 0125, que regulamenta os serviços de mediação e conciliação das serventias extrajudiciais no Estado do Pará. A solenidade, fruto de parceria entre a Corregedoria-Geral de Justiça do Pará e o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), ocorre nesta quarta-feira, 8, às 12h30, no Anexo I do edifício-sede do TJPA.
O magistrado também destacou a realização da tradicional Missa do Acolhimento, que marca o início das ações do Tribunal durante o período do Círio de Nazaré. A celebração será realizada às 19h, no edifício-sede do TJPA, sob a coordenação do desembargador Leonardo Tavares.
Na sessão, o desembargador Leonardo Tavares enviou mensagem de agradecimento aos gabinetes e setores que colaboraram com o acolhimento. Ele destacou a importância das doações e do engajamento coletivo na preparação do evento, que no ano passado atendeu cerca de 65 mil pessoas.
Natalício - Durante a sessão, foram homenageados(as) os(as) aniversariantes da semana: o desembargador Jorge Luiz Lisbôa Sanches, que celebra aniversário no dia 10 de outubro, e Luana de Nazareth Amaral Henriques Santalices, aniversariante do dia 12.