Estudantes e profissionais do município participaram das programações
Cerca de 800 pessoas do município de Breves, no Marajó, foram beneficiadas com ações focadas na promoção da saúde mental e fortalecimento de vínculos durante a campanha Setembro Multicolorido, promovida pelo Projeto Porto Seguro da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (Ceij). A programação, que ocorreu entre os dias 22 e 26 de setembro, reconheceu a urgência de espaços seguros para o diálogo e a prevenção do adoecimento emocional.
As ações envolveram a comunidade escolar, incluindo alunos(as) do ensino médio e da educação de jovens e adultos(as), e se estenderam para o cuidado aos(às) profissionais da rede de proteção. Foram realizados círculos com servidores(as) do Judiciário e demais integrantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA).
A metodologia da Justiça Restaurativa e os Círculos de Construção de Paz oferecem para os(as) participantes um espaço seguro para expressarem dúvidas e fragilidades. Ao promover o diálogo em grupo, a metodologia não apenas previne o adoecimento mental, mas também fortalece os vínculos comunitários e familiares, essenciais como recursos de enfrentamento à vulnerabilidade emocional.
A mediação das atividades contou com participação das servidoras do Núcleo de Apoio Técnico Administrativo da Ceij, Cristina Silva, France Cruz e Graça Helena Almeida; além das facilitadoras do Projeto Porto Seguro, Amanda Paes, Brida Lúcio, Larissa Nascimento, Luize Nobre e Ronilde Gonçalves.