Programação teve a participação de integrantes da CEIJ
A Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij), que tem à frente o desembargador José Roberto Pinheiro Maia Bezerra Júnior, participou do Fórum Setembro Multicolorido, dedicado a debater a promoção da saúde mental e o aprimoramento de políticas públicas na área. A programação foi realizada no último dia 24 de setembro, no auditório da Escola Estadual Tecnológica do Estado do Pará (Eetepa).
O judiciário paraense foi representado por analistas judiciários(as) do Núcleo de Apoio Técnico Administrativo da Ceij e contou com a presença das facilitadoras do projeto “Porto Seguro: Ações para a Infância e Juventude”, Amanda Paes, Brida Lúcio, Larissa Nascimento, Luize Nobre e Ronilde Gonçalves. Idealizada e executada pela Ceij, a ação contribui para a defesa, promoção e proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
Debates – A psicóloga France Cruz integrou a mesa de abertura, destacando o compromisso da Ceij com a pauta intersetorial da saúde mental. Ela também atuou como mediadora do painel 2, cujo tema central foi “Saúde Mental sem Fronteiras: O Poder da Articulação Intersetorial na Política Pública”.
A discussão contou com a presença de convidados(as) de órgãos municipais, como as secretarias municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtras), Educação (Semed), Saúde (Semsa) e de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), promovendo um diálogo essencial sobre a necessidade de integração setorial para a efetivação das políticas de saúde mental.
A programação do Fórum Setembro Multicolorido seguiu ao longo do dia, contando ainda com palestra magna sobre o papel da escola e da comunidade, e outros painéis como “Mãos que Acolhem” e o lançamento da Agenda do Programa de Orientação e Acolhimento (PROA), que visa capacitar profissionais das escolas públicas, fortalecendo o enfrentamento da violência e promovendo saúde mental nas comunidades.