Padroeira do Pará percorreu as dependências da sede do Judiciário
Magistrados e magistradas, servidoras e servidores do Poder Judiciário do Pará receberam, na manhã desta terça-feira, 7, no edifício-sede, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. A Caminhada da Fé percorreu as dependências do prédio histórico, recebendo diversas homenagens das devotas e dos devotos, culminando com a realização do Rito da Bênção no Anexo I.
A programação faz parte das visitas oficiais da Imagem Peregrina aos prédios do Judiciário paraense, tradição que antecede o Círio de Nazaré, celebrado no segundo domingo de outubro, em Belém. As ações começaram na última terça-feira, 30, nas Turmas Recursais e na Escola Judicial do Pará (EJPA), e seguiram pela segunda-feira, 6, nos prédios do Judiciário da Cidade Velha.
Logo na chegada, a imagem foi recebida com honras de chefe de Estado na escadaria principal do prédio e homenageada com cânticos marianos pela banda da Polícia Militar. Recebida pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e presidente em exercício, desembargador Luiz Gonzaga Neto, a imagem foi conduzida até o Anexo I por desembargadores e desembargadoras. No meio do caminho, a padroeira foi homenageada pelo Setor de Transportes com um buzinaço.
Honrarias – Na entrada do Anexo, foi recebida com honras de Estado pelos lanceiros da Polícia Militar. Em seguida, o diácono Marcelo Lopes, da Igreja da Santíssima Trindade, iniciou o Rito da Bênção diante de um auditório lotado. Entre os presentes, o assistente de desembargador Vitor de Oliveira, 23 anos. Ele lembrou que, no ano passado, tinha comparecido ao evento na condição de estagiário. Naquela ocasião, pediu para que continuasse em seu local de trabalho. “Pensei que não estaria aqui este ano, porque o contrato de estágio tinha se encerrado. Então é muito gratificante estar aqui novamente, em mais um Círio”, comemorou.
A celebração também é uma oportunidade para renovar a fé, segundo o assessor de desembargador Adriano Bastos. “É um momento de renovação de fé, esperança e principalmente um momento de congregação de todos os servidores para tentar, de alguma forma, ainda mais, renovar aquilo que a gente acredita. O Círio é um sentimento muito intenso e que remete muito a família. É uma memória não só afetiva, mas religiosa também”, declarou.
O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e presidente em exercício, desembargador Luiz Gonzaga Neto, destacou a importância simbólica e espiritual da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré ao TJPA. O magistrado afirmou que a presença da padroeira renova o sentimento de fé. “Simboliza um encontro entre a espiritualidade do nosso corpo funcional e a missão da Justiça de servir com sensibilidade e humanidade”.
Para o magistrado, o Círio de Nazaré é mais do que uma manifestação religiosa, é um elo que une o povo paraense e reafirma sua identidade. “O Círio nos recorda a nossas origens e é um elo que sustenta o povo paraense, a força que o move e o sentimento que o torna unido, solidário e confiante no futuro”.
O desembargador ressaltou ainda que receber a imagem no prédio-sede do Judiciário “é um gesto que ultrapassa o protocolo. É um ato de fé, um ato de respeito, que vai além do aspecto religioso, pois representa o reconhecimento da dimensão humana presente em cada servidor, servidora, magistrado e magistrada, cidadão, cidadã, que busca neste espaço a concretização da Justiça”. Ao encerrar a homenagem, lembrou que a tradição do Círio ensina “que a Justiça não se sustenta apenas em normas e julgamentos, mas também em compaixão e espiritualidade”.
A programação contou ainda com apresentação do Coral Desembargador Delival Nobre, regido pelo maestro David Herivelto, e com participação especial da desembargadora Sarah Castelo Branco Monteiro. No final, o corpo funcional pôde depositar pedidos em uma urna. Houve ainda distribuição de água benta.
Agenda – A partir de quarta-feira, 8, a agenda de homenagens à Nossa Senhora de Nazaré segue com a Missa de Abertura do Acolhimento aos Romeiros, às 19h, no edifício-sede, iniciativa do Judiciário, iniciativa coordenada pelo desembargador Leonardo de Noronha Tavares, à frente do Comitê de Ação Social e Cidadania.
O atendimento será realizado de quarta-feira, 8, até sábado, 11, com encerramento às 7h, nos postos instalados no Fórum de Ananindeua e no prédio-sede do TJPA. Mais informações sobre doações e trabalho voluntário podem ser obtidas pelos contatos dos postos de Belém — (91) 98417-9883 / 3205-3202 — e Ananindeua — (91) 3205-2189.
Já na sexta-feira, 10, ocorrerá a Passagem da Santa no Círio Rodoviário, às 8h, também em frente ao prédio do Tribunal.