Reunião define ampliação da medida de proteção em eventos do Círio de Nazaré
Na manhã desta quinta-feira, 2, representantes da 1ª Vara da Infância e Juventude de Belém reuniram-se com a Cruz Vermelha para alinhar as estratégias de proteção a crianças e adolescentes durante as procissões do Círio de Nazaré, incluindo a Trasladação e demais eventos que compõem a festa religiosa.
Um dos principais pontos definidos foi a ampliação da distribuição de pulseirinhas de identificação para crianças e adolescentes. A iniciativa tem como objetivo facilitar a localização e devolução imediata dos menores em caso de perda durante a procissão, evitando a necessidade de acolhimento institucional. Confeccionadas em parceria com a Companhia Industrial de Papel da Amazônia (Coimpa), as pulseiras permitem a inserção do nome da criança, do(a) responsável e um número de telefone para contato.
As famílias poderão buscar as pulseirinhas de identificação nos postos do Comissariado da Infância instalados no Aeroporto Internacional de Belém, no Terminal Rodoviário e no Terminal Hidroviário. Durante as procissões, equipes da Vara da Infância e da Cruz Vermelha também farão a distribuição ao longo do trajeto.
Segundo a juíza titular da Vara da Infância e Juventude, Rubilene Silva Rosário, a medida é fundamental para garantir a segurança das crianças e adolescentes. “Quando conseguimos identificar rapidamente a família, evitamos o acolhimento institucional e devolvemos a criança de forma mais célere e segura aos responsáveis”, destacou.