Turmas Recursais e Escola Judicial do Pará promoveram celebrações
Dando início a uma série de visitas aos prédios do Judiciário, magistradas e magistrados, servidoras e servidores receberam, na manhã desta terça-feira, 30, nas Turmas Recursais e na Escola Judicial do Pará (EJPA), a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. As visitas a diversos órgãos públicos e instituições são uma tradição que antecede a programação oficial do Círio de Nazaré, celebrado no segundo domingo de outubro, em Belém.
Na primeira parada, a imagem foi recebida pelo coordenador dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargador Leonardo Tavares, e pela desembargadora aposentada Maria de Nazaré Gouveia dos Santos, que presidiu o TJPA no biênio 2023-2025. Na EJPA, a recepção ficou por conta da diretora da instituição, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro. Em ambas as visitas, houve celebração religiosa com participação do corpo funcional.
As visitas seguem na próxima semana. Na segunda-feira, 6, a partir das 8h, a imagem vai ao Complexo Judiciário da Cidade Velha, com ações nos Fóruns Cível e Criminal, na Secretaria de Gestão de Pessoas e no Serviço Médico.
Na terça-feira, a partir das 8h30, está prevista a tradicional Caminhada da Fé, que receberá a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré na entrada do edifício-sede do TJPA, na Avenida Almirante Barroso, e seguirá até o Anexo I, onde ocorrerá um momento de oração.
A programação do Círio de Nazaré no Judiciário segue na quarta-feira, 8, com a Missa de Abertura do Acolhimento aos Romeiros, às 19h, no edifício-sede do TJPA. Na sexta-feira, 10, a agenda terá destaque para a Passagem da Santa no Círio Rodoviário, às 8h, em frente ao edifício-sede do Tribunal de Justiça.
Acolhimento – O Judiciário também promove o já tradicional acolhimento dos romeiros a partir da quarta-feira, 8. Os atendimentos seguem até sábado, 11, com encerramento marcado para as 7h. Os postos ficam localizados no Fórum de Ananindeua e no prédio-sede do TJPA.
A iniciativa, que tem à frente o coordenador do Comitê de Ação Social e Cidadania, desembargador Leonardo de Noronha Tavares, busca garantir apoio e conforto aos fiéis que percorrem longas distâncias em devoção à Nossa Senhora de Nazaré. A ação prevê a oferta de alimentos, como panelões de sopa, pães, biscoitos e frutas, além de bebidas, entre elas água mineral e xarope de guaraná, itens considerados essenciais para quem enfrenta a caminhada.
A mobilização envolve ainda a arrecadação de materiais de primeiros socorros, como gaze, ataduras, sabonete líquido, esparadrapo e soro fisiológico, para atender casos de necessidade imediata.
O TJPA reforça que a participação do corpo funcional e da sociedade é fundamental, seja por meio de doações ou do trabalho voluntário na distribuição.
Mais informações para trabalho voluntário e doações:
Posto Belém
(91) 98417-9883 / (91) 3205-3202
Posto Ananindeua
(91) 3205-2189