CNJ promove evento virtual para destacar principais pontos do levantamento
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza nesta quinta-feira, 2 de outubro, às 14h, o Webinário de Apresentação dos Resultados da Pesquisa IA no Judiciário 2024. Durante o evento, voltado para magistradas, magistrados, servidoras e servidores, serão destacados os principais resultados do estudo. Para acompanhar a programação, é necessária se inscrever AQUI.
A pesquisa busca apresentar os resultados do uso de inteligência artificial no Poder Judiciário em 2024. Segundo o levantamento, 178 projetos de IA estão ativos, firmando o uso dessas plataformas como tendência consolidada entre os tribunais.
Pela primeira vez, o estudo incluiu um panorama sobre o uso de ferramentas de IA generativa e revelou que quase metade das cortes já utilizam essa tecnologia para otimizar tarefas como geração e revisão de textos. A iniciativa teve adesão de 96,8% dos tribunais e Conselhos de Justiça do país.
Realizado desde 2020 pelo Programa Justiça 4.0, parceria do CNJ com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o levantamento anual busca registrar novas soluções em IA e acompanhar a evolução daquelas desenvolvidas por tribunais e conselhos de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Resolução CNJ nº 332/ 2020 e pela Portaria CNJ nº 271/ 2020.
Justiça 4.0 – A iniciativa é fruto de parceria entre o CNJ e o Pnud, com o apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Serviço:
Webinário de Apresentação de Resultados da Pesquisa IA no Judiciário 2024
Data: 2 de outubro de 2025
Horário: 14h (horário de Brasília)
A Apresentação será fechada para inscritos, via Microsoft Teams, com transmissão ao vivo no canal do CNJ do YouTube.