Formação é voltada para servidoras e servidores que atuam no planejamento de contratações públicas
A Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará (EJPA) promove, a partir desta segunda-feira, 29, o curso “Fase preparatória do processo licitatório, com o uso de inteligência artificial”. A capacitação presencial, com carga horária de 24 horas, é destinada a servidoras e servidores que atuam no planejamento de contratações públicas. A formação segue até a próxima quarta-feira, 1º de outubro, em Belém.
O treinamento engloba, com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT e outros modelos, a elaboração dos principais documentos da fase de planejamento, como o Estudo Técnico Preliminar, o Termo de Referência, Pesquisa de Preços e a produção das minutas de contrato.
A formação atende à necessidade de especialização diante do caráter inovador da aplicação da IA na gestão pública, como um campo inovador, de natureza singular, que exige capacitação técnica com profissional de notório saber na área.
A programação é dividida em cinco módulos, incluindo teoria, estudos de caso e atividades práticas, com simulações para elaboração de documentos. O curso pretende ampliar a eficiência administrativa, garantir maior transparência e fortalecer a segurança jurídica nas contratações. Além disso, a capacitação está alinhada com os objetivos estratégicos da Escola Judicial e do TJPA, contribuindo para maior transparência, segurança jurídica e qualidade na prestação dos serviços.
A capacitação é conduzida por Abimael Torcate de Souza, professor e especialista em licitações, contratos e logística pública, com formação em inteligência artificial e ciência de dados.