Aitividade integrou projeto Museu Judiciário de Portas Abertas
Acadêmicos e acadêmicas de Direito do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Estácio Pará (unidade Doca) participaram, no último dia 16, da visita mediada ao edifício-sede do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), localizado na avenida Almirante Barroso, bairro do Souza, em Belém. A atividade contou com a supervisão da advogada e professora Valéria Feitosa.
Durante cerca de duas horas, os(as) cerca de 25 estudantes puderam conhecer de perto o funcionamento do Poder Judiciário paraense e ter acesso a informações históricas sobre a instituição. A visita foi conduzida pelo servidor Edilson Moraes, do Departamento de Comunicação do TJPA, e pelo diretor do Departamento de Documentação e Informação, Rodolfo Marques.
O roteiro incluiu a escadaria interna principal do prédio, as galerias de ex-presidentes do TJPA e a formação atual da Corte. Os(as) visitantes também conheceram dois magistrados que alcançaram marcos históricos no Judiciário paraense: o desembargador Agnano de Moura Monteiro Lopes, primeiro homem autodeclarado negro a presidir um Tribunal de Justiça no Brasil – cargo que ocupou entre 1968 e 1975 – e a desembargadora Lydia Dias Fernandes, primeira mulher a presidir um Tribunal de Justiça brasileiro, que esteve à frente do TJPA entre 1979 e 1980.
Tradição – Os(as) acadêmicos(as) visitaram ainda o Salão Nobre da Presidência e o Plenário Desembargador Oswaldo Pojucan Tavares, onde receberam explicações sobre o funcionamento das sessões do Pleno – realizadas sempre às quartas-feiras – e sobre os trajes utilizados por magistrados e servidores durante as sessões.
A professora Valéria Feitosa destacou a relevância da experiência para a formação dos futuros profissionais: “Essa atividade aproxima os estudantes do ambiente em que muitos deles atuarão. Conhecer a história e o funcionamento do Tribunal amplia a visão prática e fortalece o compromisso com a justiça”.
O estudante do oitavo semestre Ulisses Vasconcelos elogiou a estrutura e organização da visita: “O prédio é imponente e muito bem preservado. A visita foi extremamente enriquecedora, tanto pela história quanto pela receptividade da equipe”.
A atividade integra o projeto Museu Judiciário de Portas Abertas, instituído pela Portaria nº 3.162/ 2023. As visitas podem ocorrer no edifício-sede do Tribunal ou no Museu Judiciário Estadual Desembargador Agnano de Moura Monteiro Lopes, localizado na avenida Nazaré, 582, esquina com a rua Rui Barbosa, no bairro de Nazaré, em Belém.
Interessados em agendar visitas podem entrar em contato pelo telefone (91) 3289-7196 ou pelo e-mail museu@tjpa.jus.br. As programações ocorrem nos dois espaços históricos, permitindo que estudantes e a comunidade conheçam de perto a história e a atuação do Poder Judiciário do Pará.