Evento ocorre de forma presencial e com transmissão pelo Youtube
O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), por meio da Escola Judicial (EJPA), promove nesta sexta-feira, 26, a partir das 8h30, o II Encontro de Equipes Multidisciplinares, com o tema “O trabalho das equipes multidisciplinares do TJPA: desafios frente à atual conjuntura institucional”. O evento será realizado no auditório Desembargadora Maria Lúcia Gomes dos Santos, localizado no prédio anexo da sede. Acompanhe ao vivo AQUI.
A formação é destinada a analistas judiciários(as) das áreas de Serviço Social, Psicologia e Pedagogia, além de estagiários(as), estudantes e público em geral. O encontro atende à demanda da Divisão do Serviço Social das Varas da Família e busca fortalecer a atuação das equipes técnicas do Judiciário.
A ação tem carga horária de dez horas e oferta 180 vagas presenciais. Entre os objetivos, estão a discussão sobre as condições de trabalho, a reflexão sobre a prática interdisciplinar e a elaboração de estratégias de valorização das equipes. O encontro visa ainda estimular o diálogo sobre os desafios cotidianos e fortalecer o trabalho profissional no Judiciário, levando em conta os avanços e os entraves na prática profissional e as particularidades do contexto amazônico.
Temáticas – A programação terá conferência de abertura, mesas temáticas e debates sobre realidade institucional, interdisciplinaridade, desigualdades sociais e protocolos de raça e gênero do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também haverá discussão sobre o papel do sistema de Justiça em casos de violência sexual contra crianças e diálogo com as equipes, além de apresentação cultural.
A capacitação atende à Política Nacional do Conselho Nacional de Justiça, que desde 2025 vem produzindo diagnósticos sobre a atuação das equipes multidisciplinares. A iniciativa busca dar visibilidade ao papel desses profissionais na efetivação do acesso à Justiça e no enfrentamento das desigualdades regionais.
Entre os expositores, haverá analistas do corpo funcional do TJPA, pesquisadores(as), docentes universitários e representantes de entidades de classe, como Sindicato dos Servidores do Judiciário do Estado do Pará (Sindju-PA), Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) e Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos da Área Sociojurídica do Brasil (Aaspsi).
Inscrições e programação AQUI.