Atividade fez parte do projeto Justiça na Escola, do Tribunal de Justiça do Pará
Como parte das atividades do projeto Justiça na Escola, do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), estudantes do 2º ano do ensino médio da escola estadual Cordeiro de Farias participaram, na última sexta-feira, 19, do júri simulado no Plenário 1, na sede do TJPA.
Para a aluna Raquele Pinheiro, que atuou como juíza, a experiência foi muito boa e pode ter influenciado na escolha dela no curso que pretende fazer no vestibular. “Mexeu comigo e acho que para quem pensa em fazer direito ou exercer esse tipo de cargo também. Até comecei a repensar sobre seguir nessa área. Estava um pouco nervosa, mas não tenho muito problema para falar em público, então, na prática foi tranquilo”, disse.
Os(as) alunos(as) levaram para o julgamento o caso real de um crime ambiental ocorrido no interior do Pará. A chefe da Divisão de Biblioteca do TJPA, Elaine Ribeiro, avaliou o resultado final. “Eles(as) buscaram um caso bem complexo, trouxeram peritos para falar no julgamento e conduziram o processo muito bem. Acho que as professoras ensaiaram bastante com eles(as) e o final foi surpreendente, com a absolvição dos réus”, disse.
O estudante Arthur Anjos atuou no júri como testemunha de acusação. Para ele, foi bom participar e adquirir mais conhecimento. “Foi muito legal, a gente aprendeu diversas coisas, tivemos várias palestras. A gente não tem muito isso na prática, então, esse projeto foi importante para entender mais dessa área da Justiça”, completou.
“Estou muito orgulhosa, foi uma experiência maravilhosa. É o segundo ano que participo orientando as minhas turmas. É muito gratificante vê-los(as) nessa função, porque é um ensinamento para a vida. Tenho certeza que eles(as) vão sair daqui com essa vivência marcante”, afirmou a professora Priscila Sousa.
Após o júri simulado, os alunos fizeram uma visita guiada pelo prédio-sede do TJPA e conheceram a história do Judiciário paraense.