Sistema global de direitos humanos é tema da obra com autoria de servidora
A Biblioteca Desembargador Antônio Koury, do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), recebeu, na última terça-feira, 16, a doação do livro “O sistema global de direitos humanos da ONU: o acesso das vítimas”, de autoria de Thaís Oliveira, analista judiciária lotada na Comarca de Acará, no nordeste paraense.
Segundo a autora, o livro é fruto do trabalho de pesquisa da sua dissertação na Universidade Federal do Pará (UFPA). “O livro traz uma pesquisa aprofundada no sistema global de direitos humanos, do qual o Brasil faz parte. O diferencial é que ele aborda a questão da jurisprudência dos comitês de direitos humanos, a parte processual de como peticionar o sistema internacional, quando o sistema judiciário brasileiro não responde adequadamente às violações dos direitos humanos”, disse.
Talentos – A doação faz parte do projeto Letras da Casa, que convida escritores e escritoras do TJPA a participarem de um catálogo especial que celebrará suas obras. O objetivo é reunir a produção intelectual dos servidores(as) e magistrados(as), incentivando a doação.
De acordo com a analista judiciária Débora Murrieta, o projeto também valoriza a produção literária. “A ideia é valorizar os(as) servidores(as) e magistrados(as) que tenham produção autoral, que sejam pesquisadores(as) ou que se dediquem à escrita livre, evidenciando essa produção das pessoas que fazem o Judiciário do Pará”, finalizou.
“O projeto busca reunir os(as) autores(as) do TJPA em um catálogo que vai ser lançado de forma online, para que a gente possa divulgar os(as) nossos(as) autores(as), que contribuem tanto para a formação tanto literária quanto jurídica”, concluiu a chefe da Divisão de Biblioteca do TJPA, Elaine Ribeiro.
Todos(as) os(as) escritores e escritoras do Tribunal de Justiça do Pará podem participar da 1ª Chamada Literária do projeto Letras da Casa: Catálogo de Autores do PJPA. Para aderir e enviar informações sobre o(s) livro(s), basta clicar aqui.