Ferramenta é solução de inteligência artificial generativa que automatiza a triagem processual
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) oferta capacitação autoinstrucional para uso da Assistente Pessoal Operada por Inteligência Artificial (Apoia). A ferramenta é uma solução de inteligência artificial generativa que automatiza a triagem processual, possibilitando identificar ações repetitivas e extrair dados essenciais para a tomada de decisões estratégicas.
O curso tem como público-alvo magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário e está disponível na plataforma do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (Ceajud). A capacitação é promovida pelo Programa Justiça 4.0, iniciativa fruto de parceria entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
O curso tem como objetivo habilitar o uso da ferramenta Apoia de forma segura e padronizada, integrando-a às rotinas de trabalho para gerar relatórios, elaborar ementas, revisar textos jurídicos e personalizar prompts, promovendo integração com a IA e a disseminação de boas práticas no Judiciário.
A capacitação é dividida em dois módulos, que somam carga horária de 4 horas. O conteúdo aborda temas como origem, uso e funcionalidades da ferramenta, relevância para o Judiciário, IA generativa, ética e responsabilidade no uso da ferramenta, além do foco prático, em que são abordados o acesso, a configuração e a utilização das principais funcionalidades.
Para receber o certificado, o(a) participante deverá ter um aproveitamento mínimo de 70%. O certificado será disponibilizado na plataforma após a conclusão da atividade avaliativa final e o preenchimento do formulário de avaliação da qualidade do curso.