Pena será cumprida em regime aberto, segundo sentença anunciada
Diego Pimenta Soriano, 34 anos, foi condenado a quatro anos de prisão, em regime aberto, pelo crime de lesão corporal contra César Augusto Lobato Rodrigues, 42. O julgamento ocorreu na última terça-feira, 9, no Fórum Criminal de Belém, em sessão do 2º Tribunal do Júri de Belém presidida pelo juiz Homero Lamarão Neto.
Por maioria de votos, os jurados decidiram pela desclassificação do crime de tentativa de homicídio. O juiz determinou a expedição do alvará de soltura em favor do condenado, que se encontrava preso respondendo o processo. A decisão acolheu a acusação do promotor de justiça Edson Augusto Souza, para quem o réu praticou lesão corporal e não tentativa de homicídio, crime motivado por conflito anterior entre os dois vizinhos.
Em interrogatório, o réu alegou ter sido agredido pela vítima em desavença anterior e que só desferiu os golpes para se defender. Conforme os termos da acusação, por volta das 18h do dia 2 de março de 2025, na passagem Moraes, bairro da Terra Firme, Diego e César começaram a discussão, que resultou em sete facadas, após o primeiro ter invadido a casa do vizinho, ameaçando, inclusive, a mãe dele.
As agressões só cessaram após a interferência de populares, que atenderam aos pedidos de socorro da mãe da vítima, ocasião na qual o réu fugiu, sendo preso em seguida.