Formação foi viabilizada com verbas oriundas de prestação pecuniária
Em uma iniciativa de reintegração social e capacitação profissional, 23 egressos do sistema prisional de Santarém, no oeste do Pará, receberam seus certificados em uma cerimônia especial realizada nesta quarta-feira, 13, no Salão do Tribunal do Júri. Os formandos concluíram cursos profissionalizantes de Eletricista Predial e Industrial, Frentista NR20, Barbeiro e Manicure e Pedicure.
Inserção social – Os cursos foram promovidos pelo Escritório Social/ Secretaria de Municipal de Trabalho e Assistência Social/ Prefeitura Municipal de Santarém, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA)/ Vara de Execução Penal. A realização das capacitações foi possível graças à aprovação de projeto no Edital nº 02/ 2023, Edição nº 7.743/ 2023, da Central de Medidas e Penas Alternativas (Cempa), com verbas oriundas de prestação pecuniária.
A cerimônia foi organizada em parceria com o Cerimonial da Prefeitura e teve como objetivo principal valorizar o esforço e dedicação dos participantes, além de fortalecer as políticas públicas de inserção social para pessoas que buscam uma nova oportunidade no mercado de trabalho. A qualificação profissional é uma ferramenta fundamental para a ressocialização, oferecendo aos egressos as habilidades necessárias para construir um futuro mais digno e independente.
O evento foi presidido pela Secretária de Trabalho e Assistência Social de Santarém, Celsa Brito, e contou com a participação da titular da 3ª Promotoria de Justiça de Santarém, Dully Sanae Araújo Otakara, da coordenadora do Escritório Social, Roselene Andrade, da diretora da empresa Profissionaliza Marketing, Ester Vinete, que ministrou os cursos, e o analista judiciário Rodrigo Caldeira, da Cempa. Os participantes reforçaram o compromisso com a causa e a importância de iniciativas como essa para a redução da reincidência criminal e para o desenvolvimento social da comunidade.