Atualização permite acompanhamento da representatividade na composição de grupos decisórios e consultivos
O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) disponibilizou novas funcionalidades no Painel de Equidade de Gênero. A atualização envolveu melhorias visuais e estruturais, com destaque para a inclusão de uma nova aba, denominada “Comissões/ Comitês”. Na nova seção, são apresentados dados sobre a composição de comissões, comitês, grupos de trabalho e outros coletivos de livre indicação, com quantitativos absolutos e percentuais, além de múltiplos filtros interativos (raça/ cor, etnia), permitindo diferentes recortes de gênero, com perspectiva interseccional.
As melhorias ampliam as possibilidades de acompanhamento da distribuição de gênero em espaços estratégicos de participação, além de fortalecer a transparência institucional, subsidiar políticas de inclusão e fomentar um ambiente mais igualitário entre mulheres e homens no Poder Judiciário do Estado do Pará.
Antes denominado “Distribuição por sexo”, o painel foi reformulado e passou a se chamar “Equidade de Gênero”, refletindo uma abordagem mais abrangente e atual. Desenvolvido pela Secretaria de Gestão de Pessoas, com apoio do Comitê Deliberativo de Participação Institucional Feminina, é uma ferramenta que detalha a distribuição quantitativa de magistrados(as), servidores(as) e estagiários(as), no Judiciário paraense, incluindo diversas possibilidades de filtros. Ela está disponível na página da Secretaria de Gestão de Pessoas e na página do Comitê de Participação Feminina.
Com essa ferramenta, o TJPA promove transparência no acompanhamento das ações, para implementação efetiva da paridade de gênero, em consonância com a Resolução nº 255/ 2018, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Política Nacional de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário.