Serão reconhecidas iniciativas que promovem acesso à Justiça para população em situação de rua
As iniciativas voltadas à melhoria do acesso à Justiça para a população em situação de rua podem concorrer ao II Prêmio Boas Práticas PopRuaJud. Estão aptos a participar tribunais e órgãos do Sistema de Justiça que executem soluções inovadoras, eficazes e humanizadas para efetivar o acesso à justiça dessa população. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 deste mês.
Coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o II Prêmio de Boas Práticas na Política Judiciária PopRuaJud reconhece iniciativas voltadas ao fortalecimento da política em prol da população em situação de rua. Além disso, as ações devem incentivar a disseminação e a replicação de boas práticas.
Avaliação – Segundo o regulamento, a premiação é dividida em duas categorias. Na modalidade Inovação na Prestação de Serviços Judiciais, serão reconhecidos projetos que introduzem novos métodos, processos ou fluxos de trabalho para ampliar o acesso à justiça.
Já na categoria Impacto Social e Transformação, serão avaliadas as práticas com resultados concretos de inclusão e melhoria das condições de vida da população em situação de rua,¿contribuindo para a efetividade do acesso à justiça.
Cada participante pode inscrever até duas iniciativas por meio de formulário eletrônico. A práticas serão avaliadas sob os critérios de relevância Social, inovação, sustentabilidade, parcerias e colaboração e resultados comprovados. Os finalistas serão divulgados no dia 3 de agosto.
As três melhores práticas de cada categoria serão premiadas durante o II Encontro Nacional PopRuaJud, que acontecerá em São Luís (MA), entre os dias 13 e 15 de agosto.