Portal promove a administração do acervo documental e o acesso à informação
O Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) lança, nesta terça-feira (15), o site da sua Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD). A iniciativa representa um marco para a transparência pública, gestão documental e preservação da memória institucional do Poder Judiciário paraense. O novo portal reforça o compromisso do Tribunal com a eficiência na administração do seu acervo documental e com o acesso à informação por parte da sociedade.
A criação e publicação do site tem como objetivo principal proporcionar maior visibilidade às ações da CPAD, presidida pela desembargadora Rosi Maria Gomes de Farias, assegurando que o tratamento dos documentos siga critérios técnicos, legais e transparentes. Além de ser uma ferramenta de consulta, o website será essencial para a difusão de boas práticas arquivísticas, garantindo a integridade do patrimônio documental do TJPA. A plataforma também reforça a importância da preservação da história institucional como instrumento de cidadania.
O desenvolvimento do portal foi coordenado pelo chefe da Divisão de Arquivo, John Charlles Nogueira Barbosa, com o apoio técnico de servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do TJPA. O projeto contou com o suporte institucional da desembargadora Rosi Maria Gomes de Farias; do secretário de Administração, Maurício Crispino Gomes; e do diretor do Departamento de Documentação e Informação (DDI), Rodolfo Marques. A iniciativa reflete a atuação integrada de diferentes setores do TJPA em prol da modernização da gestão documental.
A desembargadora Rosi ressalta a relevância da iniciativa: “Este site simboliza um avanço significativo no fortalecimento da memória institucional e na promoção da transparência. A CPAD exerce um papel estratégico na gestão de documentos e, agora, com esse portal, é mais um passo rumo à democratização da informação dentro do Judiciário paraense.”
O secretário de Administração, Maurício Crispino Gomes, destaca o empenho da equipe envolvida: “Parabenizo todos os servidores que contribuíram para este projeto. O site da CPAD representa um novo canal de comunicação entre o Tribunal e a sociedade, ampliando o acesso às informações e evidenciando o trabalho técnico e criterioso desenvolvido internamente.”
O diretor do DDI, Rodolfo Marques, enfatiza a importância do uso de tecnologia para o fortalecimento da gestão documental: “Há um investimento na modernização de processos e na valorização da memória institucional. Este site é resultado de um esforço coletivo para tornar o nosso acervo documental mais acessível e mais bem gerido, em conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça.”
O chefe da Divisão de Arquivo, John Charlles Barbosa, idealizador do projeto, celebra o lançamento do Portal da CPAD: “Este site é um passo importante na consolidação das políticas de gestão documental do TJPA. Nosso objetivo é ampliar o acesso à informação, valorizar a história do Judiciário e assegurar que os documentos estejam organizados, preservados e disponíveis à sociedade.”
A Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD) é formada por integrantes de diferentes áreas do TJPA, conforme Portaria nº 1.597/ 2025-GP: John Charlles Nogueira Barbosa (chefe da Divisão de Arquivo e Arquivista), Leiliane Sodré Rabelo (chefe do Serviço de Museu e Documentação Histórica), Marinalva Souza Santa Rosa (coordenadora da CPAD), Antônio Costa Torres, Bruno Lima Martins, Isan Cunha da Silva Filho, João Fernando da Cruz Farias, Marly Solange Carvalho Cunha, Raimundo Nonato Monteiro Júnior e Wilton Luiz Lobato Nunes.