Iniciativas concorrem à premição com foco em memória e inovação no Judiciário
O Museu Judiciário Estadual Desemargador Agnano de Moura Monteiro Lopes recebeu, na última quarta-feira, 9, visita técnica da consultora do Prêmio Innovare, Jordana Athias. O objetivo foi a coleta de informações sobre os projetos “Exposição Virtual – 150 Anos: 7 Tribunais” e o podcast “Memória Viva”, desenvolvidos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA).
Ambas as iniciativas estão entre as selecionadas para a próxima fase da edição 2025 do Prêmio Innovare, uma das mais prestigiadas premiações do meio jurídico nacional, voltada ao reconhecimento de práticas que contribuem para o aprimoramento da Justiça.
Lançada em 2023, a “Exposição Virtual – 150 Anos: 7 Tribunais” resgata o contexto de criação de sete cortes no Brasil Imperial, estabelecidas pelo Decreto nº 2.342, de 1873. A pesquisa trouxe à tona documentos e narrativas históricas sobre os Tribunais de Justiça do Pará, São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, lançando nova luz sobre o papel dessas instituições na consolidação do Judiciário brasileiro.
Fruto de ação colaborativa entre os sete tribunais, a iniciativa foi reconhecida nacionalmente com o III Prêmio CNJ de Memória, na categoria Patrimônio Cultural Museológico, durante o IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), realizado em 2024. O conteúdo segue disponível para visualização, no Portal do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Já o “Memória Viva” se apresenta como uma ferramenta moderna de divulgação e conscientização sobre a memória institucional do TJPA. Criado pela Comissão de Gestão da Memória do Tribunal, o programa atende às diretrizes da Resolução nº 324/ 2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), promovendo, de forma acessível, o conhecimento sobre a trajetória e os marcos históricos da Justiça paraense. Há mais de 40 edições já produzidas e disponibilizadas no Portal da Memória do Poder Judiciário do Pará.
Conquista – Durante a visita, a consultora Jordana Athias foi recebida pelo diretor do Departamento de Documentação e Informação da Secretaria de Administração do TJPA, Rodolfo Marques; pela chefe do Serviço de Museu e Documentação Histórica, Leiliane Sodré Rabelo; e pelo servidor do Museu Judiciário Walbert Monteiro.
Para Rodolfo Marques, estar entre os concorrentes ao Prêmio Innovare é uma conquista coletiva. “Essas participações reforçam a importância de valorizar ações inovadoras nas áreas da memória e da informação, reconhecendo o trabalho dos servidores dedicados à preservação e difusão do patrimônio histórico do Judiciário”, destacou.
Leiliane Rabelo também enfatizou o impacto das iniciativas para o Tribunal. “Projetos como a exposição virtual, desenvolvida em parceria com outros seis tribunais, e o podcast, fruto do trabalho interno do nosso Museu Judiciário, refletem o compromisso do TJPA com a valorização de sua memória institucional. Essas ações promovem transparência e aproximam a Justiça da sociedade”, afirmou.
A visita técnica marca uma etapa fundamental na avaliação das práticas inscritas e reforça o protagonismo do TJPA em iniciativas de preservação histórica no contexto do Judiciário. A cerimônia de premiação nacional está prevista para ocorrer no fim do ano, em Brasília (DF).