Estudantes participaram do projeto Museu Judiciário de Portas Abertas
Cerca de 25 estudantes do sétimo semestre do curso de Direito da Universidade da Amazônia (Unama) Alcindo Cacela participaram de visita institucional ao edifício-sede do Poder Judiciário do Pará, em Belém. A atividade faz parte do projeto Museu Judiciário de Portas Abertas, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJPA).
Os acadêmicos integram o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da universidade, coordenado pela docente Cláudia Doce. Com supervisão da advogada e professora Kadja Lemos, a visita – ocorrida no dia 27 de maio – teve a mediação do diretor do Departamento de Documentação e Informação do TJPA, Rodolfo Marques, e do colaborador do Departamento de Comunicação Edilson Moraes.
A programação começou na Biblioteca Desembargador Antônio Koury, onde os visitantes foram recebidos pela chefe da Divisão de Biblioteca, Elaine Ribeiro. Na sequência, conheceram o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Jurisprudência, apresentado pela servidora Ana Lucidéa Leitão, que explicou sobre o acesso a decisões judiciais e à pesquisa jurisprudencial.
O grupo percorreu espaços históricos e institucionais do prédio, como as escadarias principais, a galeria de presidentes do TJPA, a galeria da atual Corte, o Salão Nobre da Presidência e o Plenário Desembargador Oswaldo Pojucan Tavares. Durante o percurso, também foram destacados marcos históricos do Judiciário paraense, como a trajetória da desembargadora Lydia Dias Fernandes – primeira mulher a presidir um Tribunal de Justiça no Brasil (1979-1981) – e do desembargador Agnano de Moura Monteiro Lopes, primeiro homem negro a assumir a presidência do TJPA, entre 1968 e 1975.
Vivência – A professora Kadja Lemos destacou a importância da iniciativa para a formação dos futuros profissionais do Direito. “Foi uma oportunidade riquíssima, que proporcionou aos alunos não só o contato com a história do nosso Judiciário, mas também com a prática institucional. Agradecemos ao Tribunal pela recepção e por abrir as portas para a construção desse conhecimento que vai além da sala de aula”, afirmou.
Para o acadêmico Franklin Nahum, a experiência reforça a importância da vivência prática na formação acadêmica. “É muito gratificante poder vivenciar de perto o funcionamento do Poder Judiciário e entender melhor a sua estrutura e funcionamento. Somos muito gratos pela oportunidade e por todo o acolhimento que tivemos durante a visita”, disse.
O projeto Museu Judiciário de Portas Abertas foi institucionalizado por meio da Portaria nº 3.162/ 2023 e tem como objetivo aproximar a sociedade da história e do funcionamento do Judiciário paraense.
As visitas podem ser agendadas tanto no edifício-sede do TJPA, localizado na Avenida Almirante Barroso, nº 3.089, bairro do Souza, quanto no Museu Judiciário Estadual Desembargador Agnano de Moura Monteiro Lopes, na Avenida Nazaré, nº 582, esquina com a Rua Rui Barbosa, bairro de Nazaré, em Belém-PA. Para agendar, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (91) 3205-3369 e (91) 3289-7196 ou pelo e-mail: museu@tjpa.jus.br.