O Papel das Escolas Judiciais na Transformação Digital da Justiça foi o tema do debate ocorrido nesta quinta-feira, 17, na Expojud, em Brasília. O evento teve entre os representantes da região Norte, o presidente do Colégio Permanente dos Diretores das Escolas Estaduais de Magistratura (COPEDEM) e diretor-geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), desembargador Marco Villas Boas, e do diretor da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), desembargador Alexandre Miguel.
Exemplo - Na tarde da última quarta-feira, 16, o TJPA apresentou no Expojud um caso de sucesso em lançar a primeira compra compartilhada de tecnologia da informação sob a tutela da nova Lei de licitações entre todos os Tribunais de Justiça do país. A ação proporciona redução de custos tanto na aquisição do produto quanto na alocação de pessoal para planejamento.
A compra compartilhada, promovida pelo Tribunal, foi formalizada por meio da publicação de uma intenção de registro de preços (IRP), incentivando outros órgãos da Administração Pública a se unirem na aquisição conjunta. Entre as instituições participantes estão o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) e a Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação e Comunicação do Amazonas (SECTI-AM).
O caso foi apresentado em Brasília pelo secretário de Administração do TJPA, Vicente Marques, e pelo analista judiciário, Fabio Cezar Salame da Silva. A iniciativa é resultado de uma parceria das Secretarias de Informática e de Administração do TJPA, no intuito de reforçar o compromisso com a gestão sustentável e manter em alinhamento com as diretrizes do Plano de Logística Sustentável (PLS).
O secretário de Informática do TJPA, Márcio Goes, também participou do evento. Ele apresentou o case "Conectividade Total das Comarcas no Pará - O Desafio Amazônico".
Oficina – Na última terça-feira, 15, o juiz do TJPA, João Moura, realizou na Expojud a oficina “IA no Setor Público: Potencializando a Eficiência e Inovação com ChatGPT”, com mais de 80 participantes e vagas esgotadas. Durante o treinamento, foram abordadas práticas do uso de Inteligência Artificial (IA) no setor público, desde a criação de GPTs personalizados até o uso do GPT Canvas.
Um destaque foi a questão da anonimização de dados, essencial para garantir a segurança e a conformidade com a LGPD. A anonimização foi apresentada como uma técnica para remover ou modificar dados sensíveis, protegendo a privacidade e assegurando o uso responsável da IA.
Além das atividades práticas, a oficina também trabalhou com métodos de construção de prompts, seguindo as melhores práticas do mercado. Os participantes foram capacitados a elaborar prompts eficazes para otimizar a interação com a IA, garantindo resultados mais precisos e relevantes para suas funções no setor público.
Expojud - A Expojud 2024, reconhecida como o maior congresso de Tecnologia, Inovação e Direito para as instituições que integram o Sistema Judiciário Brasileiro, teve sua abertura no dia 15 de outubro. A programação segue até a noite desta quinta-feira.
O evento reúne 190 instituições de justiça, além de 64 expositores, incluindo representantes internacionais de países como Argentina e Peru. Aproximadamente 1.400 pessoas participam dos treinamentos, que são realizados em 28 salas diferentes.
A Expojud 2024 oferece uma área de exposições com estandes de instituições de todo o Brasil e conta com uma vasta programação. Entre as atividades, destacam-se os treinamentos técnicos voltados para temas como Inteligência Artificial Generativa, Cibersegurança, Blockchain e Big Data. Além disso, o evento inclui painéis e palestras sobre temas de grande relevância, como os cibercrimes.