Na mesma sessão, júri decidiu absolver o réu do crime de homicídio tentado em relação ao pedreiro
Alexandre Fonseca, 37, acusado de homicídio contra o pescador Valdeci da Silva e Silva, 38, foi submetido a julgamento no 3º Tribunal do Júri de Belém, presidido pelo juiz Claudio Hernandes Silva Lima, e condenado por maioria dos votos. Na mesma sessão, eles votaram pela absolvição do réu do crime de homicídio tentado em relação ao pedreiro Marcelo Campos da Conceição, 38.
A pena base aplicada pelo homicídio simples de 9 anos, foi reduzida em menos um ano por ter o réu confessado a autoria, sendo fixada em 8 anos de reclusão em regime inicial fechado. Na sentença, o juiz concedeu ao sentenciado o direito de apelar da decisão em liberdade.
A decisão acolheu a tese do promotor de justiça Manoel Victor Murrieta e Tavares que sustentou a acusação em relação ao homicídio da vítima, Valdeci da Silva e Silva. Sobre a tentativa de homicídio de Marcelo, o promotor reconheceu que a vítima se armou com a faca, saiu de casa e foi enfrentar o acusado.
O advogado Rosendo de Lima Neto e a advogada Joanice Maciel Lopes atuaram em defesa do acusado, sustentando a tese de absolvição em relação ao atentado e de legitima defesa em relação à vítima fatal, nenhuma sendo acolhida pelos jurados.
Marcelo da Conceição vítima do atentado não compareceu ao júri, para depor, sendo ouvida a esposa de Valdeci da Silva. Também foram ouvidos o irmão de Marcelo, o policial que conseguiu prender o réu em flagrante.
Alexandre disse que se juntou aos vizinhos por serem amigos e que a vítima, o agrediu primeiro com uma faca de churrasco, e travaram luta corporal que causou lesões. A segunda vítima também o agrediu usando um pedaço de madeira.
O crime
Na madrugada do dia 16 de novembro de 2014, na passagem Santa Tereza, bairro Ariramba em Mosqueiro, distrito de Belém. As vítimas, Marcelo da Conceição e Valdeci da Silva, estavam na porta de casa bebendo. Foi quando o réu se juntou passaram a beber juntos. O réu então sugeriu colocar uma caixa de som para ouvirem músicas. A esposa de Valdeci foi contra a ideia argumentando que já estava muito tarde, o réu então teria aplicado um chute no cachorro de Marcelo.
Iniciada a discussão, Alexandre a faca e desferiu golpes em Marcelo, que foi levado ao Hospital Metropolitano. Em seguida, o acusado encontrou com Valdeci da Silva que buscava ajuda, e o atingiu com um golpe fatal, na cabeça.