Ex-corregedores foram agraciados com Medalha Comemorativa pelos 150 anos do TJPA
O Poder Judiciário do Pará inaugurou, na manhã desta quinta-feira, 22, a nova Galeria de Corregedores do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). A cerimônia, que teve à frente a presidente do TJPA, desembargadora Maria de Nazaré Gouveia dos Santos, também promoveu a entrega da Medalha Comemorativa pelos 150 anos de instalação do TJPA para 22 ex-corregedores (as) de Justiça, em parte representados (as) por seus familiares (confira a lista dos agraciados abaixo)
Após a solenidade de descerramento das fotos da galeria, em ação realizada pela presidente, acompanhada do vice-presidente do TJPA, desembargador Roberto Moura, e da desembargadora Maria de Nazareth Brabo de Souza (corregedora 1999-2001), que representou todos os corregedores homenageados, o corregedor-geral de Justiça, desembargador José Roberto Pinheiro Maia Bezerra Júnior, falou sobre o papel do órgão que completará 70 anos em março.
“Minha visão de Corregedoria é de que ela é primordialmente um órgão de orientação. Não devemos atuar só na atividade disciplinar. Primeiro nós devemos conhecer, compreender, orientar, supervisionar e, se por último, nenhumas dessas ações der certo, então atuar disciplinarmente”, declarou. O magistrado acrescentou ainda que a Corregedoria é fundamental para o avanço do Judiciário de acordo com a evolução da sociedade. “A atividade de Corregedoria não é fácil. Muitas das vezes não é vista com bons olhos, mas é necessária porque ela permite o aperfeiçoamento. A finalidade maior da nossa instituição é prestar um bom serviço”, concluiu.
Em seguida, a presidente do TJPA falou da satisfação de ver os ex-corregedores que estavam presentes ao evento. “Fui corregedora, entendo e sei o trabalho que corregedor tem. Por isso dou apoio ao corregedor atual para que ele faça tudo que é necessário para o cumprimento da sua função”, disse. A magistrada agradeceu a colaboração de todos à história do Judiciário do Pará. “Eu quero agradecer a todos os meus colegas desembargadores de hoje, de ontem e de sempre que estão aqui. Fui juíza na época que a maioria foram corregedores. Agradeço a orientação que todos me deram, que hoje eu trago e aplico na Presidência: a humildade, o carinho, a confiança que nós devemos ter por todas as pessoas que trabalham conosco. Também quero abraçar todas as pessoas que trabalharam conosco, os juízes, auxiliares da Corregedoria, os nossos servidores que são nossas mãos e às vezes nossa cabeça. Essas pessoas que trabalharam conosco foram pessoas que nos deram tudo para chegarmos até aqui”, afirmou.
A cerimônia contou com a participação de magistrados (as), secretários (as), diretores (as), servidores (as) e familiares dos homenageados.
Lista de agraciados com a Medalha Comemorativa pelos 150 anos de instalação do TJPA
Desembargador Augusto Rangel de Borborema - Corregedor 1954/1956 (in memoriam);
Desembargador Arnaldo Valente Lobo - Corregedor 1956/1957 (in memoriam);
Desembargador Oswaldo de Brito Farias - Corregedor 1960/1968 (in memoriam);
Desembargadora Lydia Dias Fernandes - Corregedora 1968/1975 (in memoriam);
Desembargador Raymundo Hélio de Paiva Mello - Corregedor 1975/1977-1979/1981 (in memoriam);
Desembargador Nelson Silvestre Rodrigues Amorim - Corregedor 1977/1978-1985/1987 (in
memoriam);
Desembargador Ossiam Corrêa de Almeida - Corregedor 1982/1983 (in memoriam);
Desembargador Almir de Lima Pereira - Corregedor 1983/1985 (in memoriam);
Desembargadora Maria Lúcia Gomes Marcos dos Santos- Corregedora 1987/1989 (in memoriam);
Desembargador Aurélio Corrêa do Carmo - Corregedor 1989 (in memoriam);
Desembargador Romão Amoêdo Neto - Corregedor 1989/1991 (in memoriam);
Desembargador Wilson de Jesus Marques da Silva - Corregedor 1991/1993 (in memoriam);
Desembargadora Izabel Vidal de Negreiros Leão - Corregedora 1995/1997 (in memoriam);
Desembargador Humberto de Castro - Corregedor 1997/1999 (in memoriam);
Desembargador Benedito de Miranda Alvarenga - Corregedor 2001/2003 (in memoriam);
Desembargadora Yvonne Santiago Marinho - Corregedora 2003/2005;
Desembargadora Carmencin Marques Cavalcante - Corregedora 2003/2005-2005/2007;
Desembargadora Osmarina Onadir Sampaio Nery - Corregedora 2005/2007;
Desembargadora Eliana Rita Daher Abufaiad - Corregedora 2009/2011 (in memoriam);
Desembargadora Maria Rita Lima Xavier - Corregedora 2009/2011 (in memoriam);
Desembargador Ronaldo Marques Valle - Corregedor 2013/2015;
Desembargadora Diracy Nunes Alves - Corregedora 2015/2017-2019/2021.
Descrição da Imagem: carrossel cinco imagens
A primeira imagem mostra quatro pessoas em uma sala com piso de azulejo e paredes brancas. Elas estão observando um painel na parede que exibe várias fotografias em preto e branco, intitulada “GALERIA DE CORREGEDORES CORREGEDORAS DE JUSTIÇA”. Uma bandeira está posicionada à direita da placa de madeira. As pessoas estão vestidas formalmente, duas delas estão olhando para a placa de madeira enquanto as outras duas estão se voltando para elas.; A segunda imagem mostra um grupo de sete pessoas em um salão, todas segurando pequenos medalhas. Elas estão de pé sobre um tapete ornamentado e vestidas formalmente, ao fundo, há uma placa na parede que diz “GALERIA DE CORREGEDORES E CORREGEDORAS DE JUSTIÇA”, a foto foi tirada em um evento judicial.; A terceira imagem mostra uma pessoa, vestindo um terno azul e segurando papéis, falando em um microfone. A pessoa está em frente a uma parede que exibe várias fotografias em preto e branco. Há texto na parede acima das fotos que diz “CORREGEDORES CORREGEDORAS JUSTIÇA”. Uma faixa colorida com detalhes dourados e verdes está pendurada na parede à direita da pessoa.; A quarta imagem mostra um homem vestindo um terno azul, fazendo um discurso em um ambiente interno, O homem está em pé atrás de um púlpito, com bandeiras montadas em suportes ao lado, incluindo a bandeira do Brasil. Um grupo de pessoas está assistindo ao discurso, algumas em pé e outras sentadas. O chão é coberto por azulejos brancos e há um grande tapete vermelho com padrões detalhados no centro da sala.; A quinta imagem mostra uma sala de conferências com uma mulher no pulpito fazendo um discurso pra plateia a frente dela quatro pessoas sentadas de costas para a câmera. Há um pódio à direita, adornado com várias bandeiras, incluindo a do Brasil. À esquerda, há uma placa na parede intitulada “GALERIA DE CORREGEDORES CORREGEDORAS DE JUSTIÇA”, com várias fotos em preto e branco abaixo dela. O chão é coberto por um tapete vermelho e o ambiente é formal e profissional.
#ParaTodosVerem #ParaCegoVer.