Perspectiva prevê reaproveitamento do lixo eletrônico por associação que atua na área do lixão do Aurá, em Ananindeua
O Vice-presidente, Ricardo Gimenes e Higor dos Santos Caldas, respectivamente idealizador e aluno do projeto do Centro Social Inovação Gileade, estiveram nesta terça-feira (21), em visita ao Edifício-sede do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. O objetivo foi divulgar novas ações desenvolvidas pela associação civil de interesse público, de direito privado, de caráter comunitário, beneficente, social, educacional, cultura, esportiva e defesa dos direitos humanos, sem fins econômicos, que funciona na área do lixão do Aurá, em Ananindeua, e mobiliza a participação de crianças e adolescentes em situação de risco.
Na ocasião, eles participaram de uma reunião com representantes da Divisão de Bens Patrimoniais e do Comitê de Ação e Cidadania Legal do TJPA, além de apresentarem trabalhos relacionados à área de robótica sustentável, classificados em 3º lugar, no Prêmio de Inovação Internacional de Robótica do Serviço Social da Indústria (SESI), em 2022, com um projeto de reuso de eletrônicos que desenvolveu um sistema de sensor para evitar acidentes entre a população ribeirinha foi desenvolvido pela equipe de robótica composta por meninas inovadoras, as “Garotas Conectadas”.
Resolução
Evelise de Oliveira Rodrigues, Coordenadora do Núcleo Socioambiental do TJPA destacou “aspectos interessantes no material apresentado voltados às temáticas ambiental, de gênero e bastante inovadoras que só facilitam a composição de parcerias”. A principal delas está relacionada à recepção de resíduos eletroeletrônicos do Projeto Descarte Consciente que atende a Resolução nº 201/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina no indicador Gestão de Resíduos, a destinação de resíduos de informática à reciclagem. O trato dos resíduos eletrônicos está inserido no Art. 33 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305/2010, que obriga fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes a estruturarem o sistema de logística reversa, mediante o retorno dos produtos, após o uso pelo consumidor dos produtos eletroeletrônicos e seus componentes.