O Pai D’égua, laboratório de inovação do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) promove um treinamento voltado à Central de Comunicação Interna e de Apoio à Magistratura (CCIAM), setor que presta apoio técnico-jurídico e técnico-administrativo a magistrados e magistradas, oferece subsídios para a prestação jurisdicional e gerencia os sistemas auxiliares da justiça. As atividades ocorrem nos dias 9 e 10, no Anexo I do Edifício-sede do Poder Judiciário do Pará.
Por meio de dinâmicas, questionários e outros métodos, o treinamento pretende verificar obstáculos enfrentados pela Central e formatar ideias, para que a CCIAM se torne um serviço de referência para a magistratura.
O juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Pará, Charles Menezes Barros, coordenador do laboratório, explica que o grupo trabalha com a metodologia do design thinking, empregada na criação de novos produtos, serviços ou processos, na elaboração de soluções ou na resolução de problemas. O método valoriza a criatividade, a experimentação e a empatia para encontrar soluções inovadoras por meio da multidisciplinaridade.
“Estamos fazendo um design thinking, que é a abordagem metodológica básica do laboratório. Nós entramos no problema e verificamos quais são as principais dificuldades que a CCIAM enfrenta. Fizemos a matriz CSD (Certezas, Suposições e Dúvidas) com eles, enviamos um formulário para os magistrados e vamos analisar as respostas, para identificarmos os problemas básicos que impedem a central de ser uma referência. Depois vamos partir para as soluções desses problemas e no final teremos três ações, que serão apresentadas aqui, que podemos fazer para nos tornarmos a referência que queremos ser”, disse o juiz Charles Menezes.
De acordo com o magistrado coordenador do laboratório de inovação, o foco no usuário é o fator principal da busca por soluções inovadoras e de aprimoramento no âmbito do Judiciário estadual. “A importância é fazer com que o Tribunal como um todo e cada setor consiga, pensando em seu usuário, tornar-se um serviço de qualidade, um serviço melhor, sempre centrado no usuário e no que devemos fazer para que se tenha um serviço melhor, de qualidade”, disse.
O Juiz Coordenador da CCIAM, César Augusto Puty Paiva Rodrigues, participa do treinamento junto a servidores e servidoras da Central. Além do juiz Charles Menezes, ministram a capacitação a assessora do Departamento de Planejamento, Gestão e Estatística (DPGE), Luciana da Costa Souza, a servidora Patrícia Ferreira e o assessor jurídico da Coordenadoria de Recursos Extraordinários e Especiais, Marco Tulio Sampaio de Melo.
PAI D`ÉGUA
Instituído nos termos da Resolução nº 395 do Conselho Nacional de Justiça, o Pai D’égua é um espaço de debate aberto, amplo e desinibido, que visa propiciar o surgimento de soluções inovadoras para superação de problemas cotidianos que dificultam uma prestação jurisdicional célere e de qualidade.
O TJPA e a Escola Judicial do Estado do Pará (EJPA) trabalham em parceria para que o laboratório desempenhe suas atividades, congregando esforços para disponibilizar recursos materiais e humanos necessários, inclusive com a realização de cursos e encontros de capacitação em matéria de inovação.