Vasta programação teve apresentações culturais, ações de saúde e discussões sobre a condição feminina
O Dia Internacional da Mulher no Poder Judiciário do Pará, foi marcado por apresentações musicais, várias homenagens, autocuidados, distribuição de brindes, gincana e muitas outras atividades desde a chegada das magistradas, servidoras, colaboradoras e estagiárias, neste 8 de março, ao edifício-sede, além dos Fóruns Cível e Criminal de Belém, assim como nas Comarcas do interior.
No Edifício-sede, o dia dedicado às mulheres começou com acolhida com as boas-vindas e entrega de flores feita pela equipe da coordenadoria de Cerimonial, subordinada à Diretoria de Comunicação, sob o som do Agravo de Instrumento, composto por músicos e servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Uma Gincana Interativa sobre a Saúde Física e Mental das Mulheres, teve várias participantes, na sala de reunião da presidência, entre 9h e 10h. As atividades foram facilitadas pela Liga Acadêmica Multidisciplinar de Cardiologia (LANCARD). Também, no mesmo espaço, a Fonoaudióloga Lílian Brasil também oportunizou ao público feminino contato com os benefícios da Yoga Facial.
No Fórum Cível, das 7h às 8h, durante a chegada, a cantora Amanda de Paula apresentou um repertório todo voltado às mulheres, enquanto elas recebiam mudas de flor-da-fortuna.
A programação continuou por todo o dia com ações de saúde e cuidados pessoais femininos, no auditório Agnano Monteiro Lopes, com uma Roda de Conversa sobre Autocuidado Feminino das 9h às 11h com a psicóloga da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Pará (CEJAI), Naize França. A homenageadas foram orientadas sobre os cuidados com a pele, cabelo, unha, ocorrência da menopausa, prevenção do câncer de útero e mama, por acadêmicos (as) do Curso de Nutrição da Faculdade FIBRA.
Na mensagem compartilhada pela diretora do Fórum Cível, juíza Marinez Arraes, foi destacada a importância da celebração da data para a conquista de direitos para as mulheres: “O mais maravilhoso é que todas as mulheres acreditem no valor que possuem e nunca deixem que o astral baixe. Devemos sorrir e amar sempre a todos. Esse é o melhor caminho para vencermos os leões”, disse.
A programação do Fórum Criminal de Belém começou às 7h desta quarta-feira com acolhida e entrega de rosas de cores variadas para colaboradoras, servidoras e magistradas, feitas pela equipe técnica que atua na Unidade. A ação marca a semana de programação que ocorrem simultaneamente nas demais unidades do Judiciário do Estado.
Na ocasião, a desembargadora Maria de Nazaré Saavedra Guimarães destacou a importância do papel da mulher na sociedade contemporânea, especialmente no âmbito da Justiça do Estado. Em seguida, foi servido um café da manhã oferecido pela Direção do Fórum com adesão de magistradas, servidoras e que reuniu grande parte das mulheres que atuam no Fórum Criminal, no plenário do prédio.
O autocuidado feminino também foi tema de uma Roda de Conversa, facilitada pela pedagoga da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), Riane Freitas (TJPA), no auditório Wilson Marques. Uma sessão terapêutica de Liberação Miofascial, realizada pela fisioterapeuta Gerland Andrade de Aguiar, da Clínica Fisio G também foi bastante prestigiada pelas servidoras.