A juíza titular da 1ª Vara de Crimes contra a Criança e o Adolescente (1ª VCCA), Mônica Maciel Fonseca, à frente do projeto Minha Escola, Meu Refúgio, junto da equipe multidisciplinar da Vara, pedagoga Kelly Rosário e assistente social Walderez Mattos, participaram nesta quinta-feira, 19, da programação da Jornada Pedagógica 2023 das escolas municipais Duas Irmãs Bianca e Adriely e Profª Alda Eutrópio de Souza, localizadas respectivamente nos bairros do Tapanã e Pratinha II, em Belém. O encontro ocorreu na sede da escola Duas Irmãs.
Na ocasião, a equipe do projeto “Minha Escola, Meu Refúgio” esclareceu dúvidas a respeito de como identificar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes através de comportamentos estranhos identificados por professores e demais trabalhadores das escolas, além de como proceder em casos de suspeita em relação a esse crime.
Projeto - O “Minha Escola, Meu Refúgio” leva palestras e rodas de conversa à comunidade escolar desde 2014, envolvendo pais, mães, responsáveis e corpo docente, no intuito de orientar sobre o combate à violência física e psicológica, assim como reconhecer sinais de violência sexual em crianças e adolescentes.
Idealizado a partir de experiências verificadas nos casos em tramitação na 1ª VCCA, em que foi constatado que a maioria dos crimes sexuais contra o público infantojuvenil são praticados por familiares, o projeto se baseia na percepção que as mudanças de comportamento podem ser identificadas de forma mais próxima na escola, por ser o segundo ambiente mais frequentado pela criança.
O projeto visita regularmente escolas da Região Metropolitana de Belém e estendeu-se a outras regiões, como o Marajó. Em 2020, foi homenageado na 17ª Edição do Prêmio Innovare, na categoria Tribunal, entre as boas práticas reconhecidas de promoção e proteção dos direitos da Primeira Infância na categoria Sistema de Justiça, tendo sido selecionado entre os dois finalistas nessa categoria e recebido menção honrosa.
Descrição das Imagens:
#ParaTodosVerem ParaCegoVer
Carrossel com duas imagens coloridas, onde, na primeira aparece jovem adulta falando a público feminino, qua aparece decostas, em primeiro plano. A segunda mostra três mulheres adultas posando para foto, onde a mulherr do meio aparece sorrindo exibindo papel onde pode-se ler a palavra CERTIFICADO.