Mais de 20 pessoas participaram da Roda de Conversa intitulada “Ter Pensamentos, Sentimentos e Ações é o melhor remédio”, realizada nesta quarta-feira, 19, de forma on-line, via plataforma Zoom. O encontro foi alusivo à campanha nacional de mobilização do Janeiro Branco, referente aos cuidados relacionados à saúde mental, e foi feito por meio de parceria da Coordenadoria de Saúde do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) com a instituição Brahma Kumaris.
Na ocasião, a coordenadora das atividades da Brahma Kumaris em Belém, Mara Gurjão, destacou o que é considerada uma mente saudável. “Considero que a minha mente está saudável quando eu me sinto feliz, entusiasmada, cheia de energia. Quando eu sinto que meus pensamentos estão claros. Quando a minha autoestima está boa. E eu tenho confiança e coragem para colocar em prática as minhas coisas. Também quando eu não penso muito, pois muitos pensamentos não são saudáveis”.
Ela também alertou sobre o perigo de se consumir remédios ansiolíticos indiscriminadamente. “Tem que se ter cuidado com o processo de medicação e até mesmo de automedicação das pessoas hoje em dia. Estamos passando por uma pandemia que pode trazer alguns comportamentos que podem ser temporários. Às vezes, a medicação assume o lugar do trabalho interno que a pessoa teria que fazer com ela”, considerou.
O coordenador de saúde do TJPA, Manoel de Christo Alves Neto, esteve presente no evento.