O Cadastro de Peritos e outros Auxiliares da Justiça (CapJus) é um serviço unificado de auxiliares da Justiça, que visa atender ao Cadastro Eletrônico de Peritos e Órgãos Técnicos ou Científicos (CPTEC) e ao Cadastro Eletrônico de Leiloeiros e Corretores (CELC) nos primeiro e segundo graus da Justiça paraense. Ambos foram instituídos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará por meio da
Resolução nº 16, de 17 de outubro de 2018.
O objetivo do CPTEC é o gerenciamento e a facilitação da escolha, pelos magistrados, de interessados em prestar serviços de perícia ou de exames técnicos, de interpretação ou tradução nos processos judiciais.
Já o CELC tem por objetivo o gerenciamento e a escolha de leiloeiros e corretores interessados em participar do leilão judicial nas modalidades eletrônico, presencial ou simultâneo, em processos relacionados à área cível e criminal.
Os cadastros foram criados conforme a regra estabelecida pelo artigo 156, parágrafo 1º do Código de Processo Civil, estando de acordo ainda com o que estabelecem as Resoluções nº 233 e nº 236, de 13.7.2016, ambas editadas no dia 13 de julho de 2016, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Editais: