Cerca de 50 magistrados e servidores estão inscritos no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão em Unidade Judiciária, cujas aulas se iniciaram nesta sexta-feira, 20, na Escola Judicial do Poder Judiciário do Pará "Doutor Juiz Elder Lisboa Ferreira da Costa" (EJPA). Essa é a primeira pós-graduação totalmente organizada pela Escola Judicial, com o corpo docente também pertencente à própria EJPA.
O curso é credenciado pelo Conselho Estadual de Educação e pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, o Enfam, e terá duração de aproximadamente seis meses. Nele, serão apresentados 18 módulos, com disciplinas como Desenvolvimento e Avaliação de Pessoas, Relações Interpessoais, Gestão por Competências, Empreendedorismo no Setor Público, Estatística Aplicada ao Judiciário e Metas do Conselho Nacional de Justiça.
Durante a solenidade de abertura, o diretor-geral da EJPA, desembargador Ricardo Ferreira Nunes, destacou que o curso auxiliará magistrados e servidores a aprimorarem a prestação jurisdicional nas unidades judiciárias. Ao mesmo tempo, pediu a reflexão de todos sobre o papel de cada um nas suas respectivas Comarcas. “Não vai adiantar nada os senhores receberem os conhecimentos que vão ser administrados a partir de agora se chegarem na Comarca com o mesmo perfil. Nós temos que prestar um serviço com dedicação, respeito, carinho às partes que nos procuram. Elas já vêm para cá fragilizadas”.
Coordenador do curso, o juiz auxiliar da presidência, Geraldo Leite, explicou a relevância de uma pós-graduação voltada para a área de gestão judiciária. “É muito importante porque hoje é um desafio para a organização prestar um serviço jurisdicional de melhor qualidade para a sociedade. Nesse contexto, o juiz e o servidor não devem atuar apenas na área do direito, mas também precisam ter conhecimento da área de gestão de negócios”.
O primeiro módulo, iniciado após a solenidade de abertura, é intitulado ‘Planejamento Estratégico do TJPA’ e é ministrado pelo juiz Geraldo Leite e a coordenadora de Gestão Estratégica do TJPA, Valéria Fontelles. O objetivo do primeiro módulo é fornecer os conceitos necessários ao aprofundamento do estudo do processo do planejamento estratégico, sua estrutura, as variáveis que o compõem e sua importância para a administração da organização.
Nesta sexta-feira, o chefe de gabinete da presidência do TJPA, Miguel Alves Santos também participou do módulo como convidado. Ele discorreu sobre a sua experiência em gestão tanto em instituições públicas quanto em ramos empresariais.
O juiz Antônio Cláudio Von-Lohrmann Cruz, titular da Vara Distrital da Infância e Juventude de Icoaraci, é um dos participantes do curso. “A participação do magistrado nessa pós-graduação, para mim, é importantíssima porque ele é o gestor da unidade. Ele deve entender como a unidade funciona, como deve intervir para melhorar a prestação jurisdicional e orientar os trabalhos na secretaria e no gabinete”, afirmou.