Desa. Nazaré Gouveia participa do Fonaje no TJSC, em Florianópolis
A coordenadora dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargadora Maria de Nazaré Gouveia, participa da 45ª edição do Fórum Nacional de Juizados Especiais, que está sendo realizado em Florianópolis, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
Durante o encontro, o ministro Humberto Martins, corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e integrante do Superior Tribunal de Justiça (STJ), aproveitou sua participação Fonaje para assinar a recomendação que estipula aos tribunais estaduais, federais e trabalhistas do País, em um prazo de seis meses, o desenvolvimento de programas voltados à instalação e implementação da Justiça Itinerante, considerada nova ferramenta de cidadania em benefício da sociedade brasileira.
Para Martins, uma prestação jurisdicional rápida e eficiente resulta em cidadania. "A Justiça Itinerante atende aos mais necessitados e aproxima a magistratura da sociedade, que busca uma solução eficiente, rápida e de qualidade para seus conflitos. É um instrumento de baixo custo e eficiência comprovada. Só com uma magistratura forte teremos a cidadania respeitada", disse o corregedor do CNJ.
A experiência da Justiça Itinerante, informou, já ocorre com sucesso em Amapá, Rondônia, Roraima, Amazonas e Rio de Janeiro. A recomendação do CNJ determina que os tribunais instalem e implementem concretamente a Justiça Itinerante, com adequações às suas peculiaridades geográficas, populacionais e sociais.