A Corregedoria de Justiça da Região Metropolitana de Belém publica nesta quarta-feira, 27, seu Relatório de Gestão, que apresenta as informações referentes ao trabalho desenvolvido pela equipe que teve à frente a desembargadora Nazaré Saavedra, durante o biênio 2019/2021. Lançado por conta da proximidade do final do ciclo de gestão, que encerra em 01 de fevereiro, o Relatório de Gestão da Corregedoria de Justiça da Região Metropolitana de Belém pode ser acessado por meio
deste link.
A publicação apresenta ainda os resultados dos projetos realizados pela Corregedoria, como Correição Integrada, que visa fomentar os valores institucionais, com vista ao desenvolvimento de novas formas de gestão e monitoramento da atividade judicial, tanto nas questões processuais, quanto nas relações interpessoais.
Realizado em associação à Correição integrada e de maneira autônoma,o projeto Zona Restaurativa também teve destaque no relatório, ao promover e aperfeiçoar relações interpessoais a partir da realização de círculos de construção de paz, assim como o projeto Renovar, que buscou o aprimoramento da Gestão de Processos e Unidades Judiciárias.
O relatório de gestão ainda divulga os resultados da participação da corregedora da Região Metropolitana na composição de comissões do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), na relatoria da Comissão de Organização Judiciária, Regimento, Assuntos Administrativos e Legislativos, na presidência da Comissão para Elaboração da Lista das Delegações Vagas, bem como na presidência da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (CEJAI) Do Estado do Pará e outros resultados da participação da Corregedoria em Grupos de Trabalho.
A Corregedoria da Região Metropolitana também apresenta os resultados da ênfase dada à Inovação do Fluxo Processual e Gestão de Atividades Internas, a partir da distribuição de atividades, de modo a tornar mais eficiente e operacional o tratamento das demandas, a fim de viabilizar a mais ampla e imediata recepção e tramitação dos mais diversos temas.
O relatório conta ainda com os números associados ao trabalho da Corregedoria e dados referentes ao
alinhamento com a Corregedoria Nacional de Justiça, bem como o resultado das correições realizadas presencialmente e virtualmente e dos compromissos institucionais, além de avanços históricos nos serviços extrajudiciais e soluções adotadas pela corregedoria em meio à pandemia de Covid-19.
Segundo a desembargadora Nazaré Saavedra, no primeiro ano de trabalho, as atividades da Corregedoria ocorreram com base em um planejamento adequado a uma realidade ainda isenta dos impactos gerados pela disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Entretanto, a partir do início da pandemia, o período foi desafiador para a continuidade das atividades iniciadas no ano anterior.
“Tudo foi transformado de maneira extremamente radical e todos os setores tiveram que se adaptar rapidamente. Reinventou-se a gestão. A partir da adoção de uma visão diferenciada de decisões administrativas, voltada ao desenvolvimento de estratégias e mecanismos de gestão de pessoas em situação de crise, dedicou-se a gestão a redimensionar e realocar a força de trabalho de toda equipe”, afirma a desembargadora, que observa o avanço da Corregedoria em meio às adversidades. “Adaptou-se, ao mesmo passo que orientou a adaptação das atividades cuja regularização se encontram sob sua atribuição legal. Cumpriu seu mister, vivenciando e fomentando novos hábitos”.