Será implantada na próxima terça-feira, 26, a Central Regional de Digitalização e Virtualização de Processos Judiciais do Sul e Sudeste do Pará da Comarca de Marabá. Na ocasião, também ocorrerá a inauguração do Centro Regional Administrativo do Sul e Sudeste do Pará. Ambos os setores funcionarão no Fórum de Marabá. A solenidade ocorrerá às 9h, de forma remota.
A Central de Digitalização de Marabá objetiva virtualizar o acervo da Comarca de Marabá e das Regiões Sul e Sudeste em conjunto com a Central de Parauapebas, iniciando suas atividades pela digitalização do acervo da Comarca de Marabá. Em relação à equipe, a Central conta com uma servidora efetiva do Tribunal, seis reeducandos e cinco servidores cedidos da Prefeitura, responsáveis pela digitalização do acervo, enquanto que as equipes técnicas das unidades judiciárias são responsáveis pela migração do acervo para o sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe).
Já o Centro Regional Administrativo do Sul e Sudeste do Pará tem por finalidade viabilizar a desconcentração e a descentralização das ações administravas de suporte ao funcionamento das Comarcas que integram as referidas regiões. Ou seja, propiciará maior eficiência e efetividade na qualidade das entregas de bens e serviços do Tribunal, reduzindo o tempo de respostas e gerando economia na aplicação dos recursos públicos.
Os custos de transporte e o tempo de entrega dos objetos são menores quando o serviço é executado por empresas transportadoras se comparado com a contratação atual junto aos Correios, demonstrando ser uma alternativa viável e econômica para o TJPA, que reduzirá os custos de distribuição em mais de 100% e o tempo médio de entrega dos materiais de 11 dias para, no máximo, 48 horas.
Nessa perspectiva, além de Marabá, o Centro abrangerá 24 Comarcas, encurtando as distâncias e reduzindo custos no atendimento. São elas: Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Itupiranga, Ourilândia do Norte, Parauapebas, Redenção, Rio Maria, Rondon do Pará, São Félix do Xingu, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Santana do Araguaia, Tucumã, Xinguara, Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Novo Repartimento, Pacajá, Tucuruí e Altamira.
O Centro Administrativo Regional do Sul e Sudeste do Pará é o segundo Centro Administrativo a ser instalado. Em fevereiro de 2020, foi instalado o Centro Administrativo da Região Oeste do Pará, com sede em Santarém.