Equipe esclarece usuários sobre funcionamento da Unidade
A Unidade de Processamento Judicial (UPJ) das Varas de Família, instalada no último dia 9 de novembro, no Fórum Cível, tem registrado mais de 100 atendimentos diários. Ao mesmo tempo, a equipe da UPJ identificou dúvidas por parte de alguns usuários externos sobre o funcionamento da Unidade, e considerou necessário fazer os esclarecimentos a seguir.
A UPJ das Varas de Família concentra o trabalho que antes era realizado pelas secretarias das sete Varas de Família da Capital, que foram substituídas pela unidade. A equipe da Unidade conta com um secretário geral e possui três núcleos: Atendimento, Movimentação Processual e Cumprimento de decisões, vinculados aos sete gabinetes de magistrados que atuam na competência de família.
Núcleo de atendimento
Segundo a juíza Eliane Figueiredo, o núcleo de atendimento está em funcionamento, e registra a média de mais de 100 atendimentos diários desde sua inauguração. O atendimento presencial é dirigido a todos os jurisdicionados, incluindo advogados, defensores públicos e demais usuários externos. No balcão, o atendimento é feito por senhas distribuídas presencialmente.
Atendimento virtual
A unidade também atende virtualmente, por meio do e-mail upjfamiliabelem@tjpa.jus.br ou via plataforma Microsoft Teams. Não existe distribuição de senha para o atendimento virtual. A UPJ das Varas de Família atende pelo telefone 3205-2769.
Também conhecida como Cartório do Futuro, a UPJ é o agrupamento de várias unidades cartorárias de mesma competência para o processamento e cumprimento das determinações judiciais. A unificação de serventias proporciona otimização dos trabalhos, especialização de servidores em atividades e agilização da tramitação processual.
Primeira unidade do Judiciário estadual inaugurada com o acervo 100% digital, a UPJ das Varas de Família é especializada nos principais processos que envolvem as unidades judiciárias de competência de Direito da Família. A instalação da unidade constitui uma das iniciativas estratégicas de atenção prioritária ao 1º grau de jurisdição, integrando o macrodesafio de Celeridade e produtividade na prestação jurisdicional do plano de gestão do biênio 2019/2020.
A juíza Eliane Figueiredo explica que a UPJ das Varas de Família tem por escopo o incremento da gestão por resultados, orientada por princípios de gestão colaborativa em ambiente integrado, com processos de trabalho reordenados e padronizados.