A campanha “Gincana Instituição Cidadã – Todos Doando Sangue” irá disponibilizar transportes rumo ao Hemopa aos servidores e magistrados interessados em doar sangue. Duas vans sairão do Fórum Cível no dia 18 e no dia 19 um micro-ônibus sairá do edifício-sede. De acordo com o Ministério da Saúde, somente 1,6% da população brasileira – cerca de 3,36 milhões de habitantes – tem o hábito de doar sangue de maneira rotineira. Embora esteja dentro dos padrões estipulados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal seria que 3% da população fosse doadora, com o objetivo de suprir toda demanda. Até quatro vidas podem ser salvas com cada doação de sangue.
Para doar é necessário estar em boas condições de saúde, alimentado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação e levar documento oficial com foto. Os homens podem doar até quatro vezes por ano, com intervalo mínimo de dois meses. Já as mulheres podem doar três vezes, com intervalo necessário de três meses, no mínimo. Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos podem doar, desde que não estejam impossibilitados de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Não podem doar sangue quem teve hepatite após os 10 anos de idade; quem não doou sangue pela primeira vez até os 60 anos; com peso inferior a 50 quilos; com anemia, malária, doença de chagas, HIV, graves problemas no pulmão, coração, rins, fígado ou de coagulação no sangue, com doenças associadas aos vírus HTLV I e II, Hepatites B ou C; pressão alta ou baixa no momento da doação; que recebeu enxerto de dura-máter; com diabetes; pessoas que já tiveram algum tipo de câncer, leucemia, tuberculose, elefantíase, hanseníase, leishmaniose visceral, brucelose, esquistossomose hepatoesplênica; que fazem uso de drogas injetáveis; gestantes ou lactantes; entre outros critérios.
Confira os horários a descrição dos veículos e dos responsáveis:
Dia 18 de novembro de 2020
VAN --Saída às 9:00 em frente ao Fórum Cível;
VAN - Saída às 9:30 em frente ao Fórum Cível.
Responsável pela condução dos doadores no transporte: José Ricardo.
Dia 19 de novembro de 2020
MICRO-ÔNIBUS --> Saída às 8:30 do edifício-sede do TJPA.
Responsável pela condução dos doadores no transporte: Murilo de Freitas.