Detentos participam de ação de revitalização no Conselho Tutelar
O projeto Conquistando a Liberdade realizou mais uma ação de revitalização em prédio público, com serviços diversos no Conselho Tutelar do município de Tomé-Açu. Cerca de 12 internos que cumprem pena em regime semi-aberto participaram das atividades, realizadas nesta quinta-feira, 17, e encerraram a programação hoje, 18, com a roda de conversa “Papo di Rocha”, que reuniu os internos e convidados do Conselho Tutelar.
O Conquistando a Liberdade consiste em ações de reintegração social de pessoas presas realizadas mensalmente em escolas públicas, com a realização de trabalhos diversos de revitalização e recuperação, abrangendo serviços de capina, podagem, pintura, reparos em alvenaria, conserto de cadeiras e mesas, reparos em instalações elétricas e hidráulicas, dentre outras benfeitorias. O projeto realiza ainda o “Papo di Rocha”, que corresponde a um diálogo metodológico conduzido por profissionais técnicos do sistema penitenciário entre presos e estudantes, através dos quais apresentam suas histórias de vida, proporcionando uma reflexão sobre a questão. A participação dos presos no projeto é voluntária.
O projeto foi idealizado pelo juiz Deomar Alexandre Barroso, titular da Vara de Execução Penal da Região Metropolitana de Belém, e é coordenado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), da Polícia Militar e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Conforme explicou o juiz, o projeto já alcançou 19 municípios além de três distritos no Pará, com cerca de 3 mil presos atuando no atendimento a 270 escolas municipais e estaduais, com benefício a mais de 270 mil estudantes, contabilizando ainda o atendimento de mais de 34 mil alunos no “Papo di Rocha”, onde os presos apesentam suas experiências de vida demonstrando que a prática de crimes nunca compensa.