Formação utiliza novo protocolo lançado em julho pelo CNJ
Estão abertas as pré-inscrições para o curso online Formação em Depoimento Especial com o Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense. Voltado à capacitação de entrevistadores em Depoimento Especial, o curso utiliza o novo protocolo de entrevista forense, lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (Unicef) e a Childhood Brasil, em julho. Disponível pela plataforma de ensino a distância do CNJ, Ceajud, o curso possui carga horária de 40 horas-aula divididas em seis módulos e disponibiliza 150 vagas, inicialmente restritas a servidores do Judiciário. Pré-inscrições AQUI.
Preferencialmente, devem inscrever-se no curso profissionais de equipes interprofissionais (assistentes sociais, pedagogos, psicólogos), que já realizam entrevista forense em audiências de depoimento especial ou que já se encontram designados para facilitar as entrevistas tão logo sejam capacitados. Os profissionais devem saber operar e realizar gravações das entrevistas simuladas em plataforma de videoconferência
O Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense com Crianças e Adolescentes é um documento que detalha os estágios a serem preservados para uma entrevista eficaz e protetiva. O protocolo tem por objetivos unificar o acolhimento a jovens e crianças e combater a prática de submeter crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de crimes a reviverem lembranças dos traumas sofridos, em processos judiciais ou administrativos, tipificada há dois anos como violência institucional, de acordo com a Lei 13.431/2017.
Fonte:
Coordenadoria de Imprensa
Texto:
Andrea Cordeiro com informaçoes do CNJ
Foto: Ricardo Lima
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o
VLibras
Você pode exibir ou ocultar o componente VLibras
nesta página. Ao exibi-lo, sera possível interagir com textos da
página que serão automaticamente traduzidos em linguagem de libras.
O Tribunal de Justiça do Pará utiliza cookies, armazenados apenas em caráter
temporário, para geração de informações estatísticas de visitação no seu portal
institucional e aperfeiçoamento da experiência do usuário na utilização de
serviços online, conforme nossa
Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
para navegação no site do PJPA. Ao utilizar nossos serviços, você
concorda com esse procedimento.
{{pg}}
Programa Manas
Um Relatório de Atividades será gerado.
Confirme a operação informando os dados a seguir.
Clique em "Gerar Relatório" apenas se tiver certeza da finalidade desta ferramenta.