Material doado pelo TJPA será transformado em vasos e móveis
Pneus usados que seriam descartados pelo Departamento de Patrimônio e Serviços do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) terão outro destino: o material será transformado em objetos de decoração, como móveis e vasos, pelo programa Ação Social Terra Viva, da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), que envolve 27 adolescentes.
Os pneus doados pelo Judiciário vão ser reciclados por adolescentes que cumprem medida socioeducativa. Após a reciclagem, eles podem ser colocados à venda durante feiras de exposição promovidas pela Fasepa. Do total das vendas, 20% do valor é entregue às famílias dos adolescentes.
O coordenador da ação socioambiental da Fasepa, Antônio Silva, explicou que mudar hábitos e atitudes dos jovens é um dos benefícios da atividade desenvolvida no órgão. “A ideia é mudar hábitos, atitudes, e dar um novo olhar para a vida deles. No período em que estão cumprindo a medida, tentamos trabalhar não apenas a questão do fazer por fazer. Assim, quando saírem, terão uma visão de cidadão de bem e poderão ajudar na sociedade e até mesmo ter uma profissão”, explicou.
No total, forma doados 54 pneus. A diretora do Núcleo Socioambiental do TJPA, Evelise Rodrigues, destacou o compromisso do Judiciário no exercício da cidadania e de preservação ao meio ambiente a partir das ações de sustentabilidade. “Um resíduo que não serve mais para nós e que pode ser reutilizado durante o tempo de cumprimento da sua medida socioeducativa possibilita o aprendizado de uma atividade. Então, esse é o maior papel, a gente poder ingressar essas pessoas no mercado de trabalho, com uma ação que favorece a coletividade”.
O “Ação Socioambiental Terra Viva” trabalha com adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas de internação ou semiliberdade, atendidos pela Fasepa, cujo objetivo é promover aos socioeducandos educação profissional e cidadania. Integrante do Projeto Ressignificando Caminhos na Socioeducação, o Terra Viva atende socioeducandos em atividades como horta, jardinagem e reaproveitamento de pneus e paletes.
O material doado à Fasepa foi entregue pelo diretor do Departamento de Patrimônio e Serviços, José Laércio Pontes da Silva, pela chefe do Serviço de Manutenção da Frota, Laurenira Brasil e pelo chefe da Divisão de Transporte, Silvio José Vasconcelos.