Retomada funcional no interior somente com total segurança sanitária
A partir desta sexta-feira, incluindo o final de semana, termômetros de infravermelho serão incorporados aos equipamentos de proteção pessoal e higienização ambiental das 147 unidades judiciárias das 14 Comarcas da Região Metropolitana de Belém incluídas na primeira fase do retorno programado do funcionamento presencial, após a quarentena decorrente da pandemia do novo coronavírus no Estado. Os termômetros, adquiridos com antecedência, estão sendo recebidos agora devido à grande procura nacional por esse tipo de produto.
As orientações sobre os aparelhos foram repassadas em mais uma reunião por videoconferência, presididas pelo desembargador Leonardo de Noronha Tavares, para avaliação e definição de novas ações. Além da chegada dos aparelhos para medição de temperatura no acesso aos espaços, também foram destacadas na reunião as peças de acrílico destinadas aos anteparos, onde se fizerem necessários, para o atendimento seguro nas recepções e outras atividades de contato direto com o público.
Também foi objeto de análise meticulosa a forma de conduzir o cumprimento das próximas etapas do retorno programado e gradual do funcionamento presencial do Judiciário paraense. Um mapa das regiões e respectivos índices epidemiológicos, fornecidos pelas autoridades sanitárias do Estado, classifica as Comarcas pelos tons de cores correspondentes à presença do novo coronavirus, balizando os momentos em que seja recomendável a abertura de cada unidade. Embora com datas previamente estabelecidas, apenas como referência na programação de retorno, sua efetivação, contudo, está condicionada às condições sanitárias das localidades em cada momento, e devidamente equipadas, com base na experiência que está sendo adquirida, além da inteira precaução quanto à saúde de juízes, servidores e da comunidade. Enquanto isso, todas estarão sendo igualmente preparadas, com os cuidados ambientais e equipamentos recomendados, prontas a retomarem gradualmente as atividades, rigorosamente protegidas nas formas necessárias e total segurança sanitária.
Responsáveis pelas cinco equipes de apoio, com servidores da saúde, da engenharia, da administração e da informática, relataram as observações das visitas feitas aos setores constantes da primeira etapa de retorno presencial, iniciada no último dia 1º de julho corrente, anotando pequenos senões, imediatamente corrigidos ou agendados, conforme a natureza técnica e operacional, no ajuste a ser feito permanentemente, sobretudo considerando o caráter excepcional da situação gerada pela pandemia, inédita e, por isso, desafiadora ao desempenho de todas as atividades. As dificuldades pontuais e o empenho da gestão do Poder Judiciário em superar a todas, têm sido amenizadas principalmente pela boa vontade e dedicação de magistrados e servidores sensíveis às circunstâncias, referenciadas por mensagens e informações dos que avaliaram condições ainda melhores do que mesmo antes da pandemia.