Em março e abril, o índice de feminicídios cresceu 22,2%, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Já as chamadas para o número 180 tiveram aumento de 34% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo balanço do governo federal. Para combater essa triste realidade em um período de isolamento social, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com diversos órgãos e entidades nacionais, irão lançar, a partir desta quarta-feira, 10, a campanha "Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica.
O objetivo da campanha é incentivar denúncias por meio de um símbolo: ao desenhar um “X” na mão e exibi-lo ao farmacêutico ou ao atendente de uma farmácia, a vítima poderá receber auxílio e acionar as autoridades. O lançamento oficial da campanha ocorre às 11h, nos canais do YouTube do CNJ e da AMB, seguido de live com a presença da atriz Ana Furtado a partir das 14h pelo Instagram da campanha (@campanhasinalvermelho).
A ação conta com a participação de quase 10 mil farmácias em todo o país, e é uma resposta conjunta de membros do Judiciário ao recente aumento nos registros de violência em meio à pandemia. Após a denúncia, os profissionais das farmácias seguem um protocolo para comunicar a polícia e ao acolhimento à vítima. Balconistas e farmacêuticos não serão conduzidos à delegacia e nem, necessariamente, chamados a testemunhar.
Serviço
Campanha “Sinal Vermelho contra a violência doméstica” será lançada nesta quarta-feira, 10, às 11h, nos canais do CNJ e da AMB, e às 14h, em live promovida no Instagram da campanha (@campanhasinalvermelho).