Serviço disponibiliza números para chamadas e videochamadas
Mulheres vítimas de violência doméstica de todo o estado poderão receber atendimento psicológico e orientações pelo WhatsApp. O serviço, desenvolvido pela Coordenadoria Estadual das Mulheres em situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), disponibiliza quatro números, nos quais profissionais da equipe multidisciplinar das varas especializadas prestam acolhimento, encaminhamento e orientação virtual a mulheres agredidas via mensagem, chamada ou videochamada pelo aplicativo. Os números são: (91) 9126-3949 (Ligação telefônica e WhatsApp); (91) 3205-2123 (WhatsApp); (91) 3205-2124 (WhatsApp) e (91) 3205-2208 (WhatsApp).
A vítima será atendida por esses telefones como demanda espontânea, sem necessidade de processo ou solicitação do juízo. O serviço deverá também atender virtualmente a demandas de magistrados, em favor de mulheres em situação de violência doméstica que possuem processos já instaurados, e originalmente receberiam atendimento presencial de assistentes sociais, psicólogos e pedagogos do Setor Multidisciplinar da Cevid.
Mulheres que não se dirigiram à delegacia para prestar queixa contra agressores também podem buscar o atendimento psicológico pela ferramenta, principalmente para receberem orientações sobre como proceder em caso de denúncia. A comunicação virtual poderá ser feita a qualquer momento, contudo, o atendimento será agendado entre os técnicos e a parte solicitante. As vítimas que não possuem o aplicativo podem entrar em contato via ligação telefônica.
Inicialmente, três psicólogos realizam o atendimento online às vítimas, que futuramente será revezado com os demais técnicos do Setor Multidisciplinar, de acordo com as necessidades identificadas pelos profissionais.
Para a pedagoga Riane Freitas, da equipe multidisciplinar da Cevid, o atendimento prestado por meio da tecnologia da informação e da comunicação visa possibilitar às mulheres em situação de violência doméstica residentes no Estado do Pará uma escuta especializada, no sentido de orientá-las durante o período de isolamento social da pandemia de Covid-19 sobre as formas de violência doméstica (psicólogica, moral, sexual, patrimonial e física), como denunciar denunciar e como tratar o sofrimento psíquico.
O psicólogo Mauro Schimdt, que atende via aplicativo, avalia que o uso do WhatsApp é uma maneira de continuar, de maneira remota, o trabalho do Setor Multidisciplinar das Varas de Violência Doméstica, e possivelmente consolidá-lo. “Com o passar do tempo e depois de alguns atendimentos, vamos ter uma ideia melhor desta experiência, que no meu entender veio pra ficar”, disse.