Informática dá suporte contínuo ao teletrabalho no Judiciário
O regime de trabalho diferenciado instituído pelo Judiciário paraense como medida de prevenção à pandemia do Coronavírus (COVID-9) e a adoção do trabalho remoto por magistrados e servidores exigem dedicação redobrada da equipe da Secretaria de Informática do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) na manutenção e atualização da infraestrutura de Tecnologia da Informação.
No período de distanciamento social, o acesso a todos os serviços do portal do TJPA, como Consultas Públicas, sistemas Processo Judicial Eletrônico (Pje) ou Libra, Serviços ao Cidadão, Certidões Criminais e outros, precisa estar mais do que nunca disponível aos jurisdicionados, sem a necessidade de deslocamento a uma unidade judicial. No caso de emissão de Certidões Cíveis, é necessário entrar em contato com o Serviço de Expedição de Certidões Cíveis.
A Secretaria de Informática disponibilizou também uma página específica para dar suporte a magistrados e servidores na realização do teletrabalho, com manuais e vídeos de orientações, constantemente atualizada. No endereço www.tjpa.jus.br/teletrabalho, o servidor encontra instruções para realizar suas atividades em sua casa, baixar, instalar e configurar sistemas, além de drivers de tokens para uso do Certificado Digital.
“É importante frisar que para trabalhar remotamente, é necessário que o servidor disponha de um microcomputador ou notebook com acesso à internet de qualidade razoável para a utilização dos Sistemas Processuais e Administrativos”, orienta o secretário de informática do TJPA, Diego Leitão, que reforça que magistrados, servidores e estagiários também devem estar atentos às divulgações feitas no Portal Externo, nesse período.
Servidores que encontram problemas ao realizar o trabalho remoto contam com o apoio de uma equipe da Secretaria de Informática, que pode ser acionada pelo telefone (91) 3289-7199. Durante o período de isolamento social, servidores e terceirizados ficarão responsáveis por atender emergencialmente dúvidas, solicitações ou orientações dos usuários e podem fornecer o suporte necessário para realizar todas as configurações necessárias para deixar o equipamento do usuário em condições de utilizar os sistemas do Tribunal de forma remota.
O assessor técnico da secretaria, Miguel Pernambuco, explica que nos dias de maior demanda a equipe já registrou mais de 140 chamados dos usuários em um só dia. Segundo ele, muitas solicitações emergenciais se referem a instalação de VPN (Rede Privada Virtual), que é necessária para que os sistemas que pertencem à rede interna do TJPA, como Sistema de Depósito Judicial, Arrecadação Judicial, GDR Gestor, Sistema THEMA, CA-SDM (sistema de abertura de chamado técnico) e o Sistema de Gestão Judiciária, possam ser acessados pela internet. “No portal do teletrabalho existem instruções para instalação de VPN, bem como instruções em vídeo. Caso o usuário tenha problemas, pode nos acionar”. Miguel observou também que o feedback dos usuários tem sido positivo para o atendimento.
Os magistrados, que utilizam a internet em suas rotinas de trabalho independente de seu local desde a disponibilização do PJe Token, aplicativo que possibilita ao magistrado assinar documentos no PJe por meio do smartphone, via Internet, também podem obter suporte para manter suas atividades de forma remota, por meio da página Teletrabalho e da Equipe de Atendimento Emergencial.
Sessões online de julgamentos são realizadas por uma empresa terceirizada, que opera sob demanda. Quando há necessidade, a empresa é acionada e transporta seus equipamentos e profissionais para realizar a transmissão.
Segurança da Informação
Miguel Pernambuco afirma que a observância da segurança da informação faz parte dos procedimentos da Secretaria de Informática do TJPA. Segundo o assessor, algumas análises apontam que, em período de crises, como em caso de uma pandemia como o Coronavírus, observa-se um aumento de cerca de 30% nas tentativas de ataques digitais a sistemas e redes de organizações. No entanto, o TJPA tomou providências para a proteção de seus dados antes que um evento desse tipo ocorresse. “Antes do início da pandemia, adquirimos equipamentos de segurança da informação, que foram atualizados no último sábado, 28, para que continuassem a proteger a rede do TJPA. O próprio software do VPN foi atualizado automaticamente também”, disse.
Tendências
O secretário Diego Leitão avalia que o período de distanciamento social poderá acarretar mudanças futuras em relação ao uso da tecnologia e operacionalização de sistemas no atendimento ao jurisdicionado. “Acredito que o home-office será visto com outros olhos ao final de toda essa crise. Tanto pelo TJPA, quanto por outras instituições, ainda mais se ao final se mostrar uma produção igual ou superior ao trabalho presencial. Caso essa mudança ocorra, pode gerar um aumento na produtividade", avaliou.
Para o assessor técnico Miguel Pernambuco, uma eventual ampliação do trabalho remoto poderia gerar economia com despesas públicas. “Podemos ter a percepção de que as pessoas em casa, que utilizam seus recursos, suas máquinas para acessar os sistemas do TJPA, podem mudar a forma de acesso ao cumprimento da prestação jurisdicional, diminuindo o uso das estruturas do Tribunal, como computadores, energia elétrica e outros. E a medida que a estrutura física é menos utilizada, isso pode gerar um enxugamento de custos, que poderão ser utilizados para outros fins, como ampliação da cobertura, ou maior tecnologia”, previu.