Podcast do TJPA conversa sobre direitos na escola Avertano Rocha
“Direito se aprende na escola” é o nome do projeto que a Vara da Infância e Juventude de Icoaraci, em Belém, desenvolve, como experiência-piloto, na Escola Avertano Rocha, que tem mais de 400 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O projeto executado pelo juiz Cláudio Von Lohrman é o tema do 2º episódio do “Papo Justo – o Podcast do TJPA”, disponível ao público ao partir desta segunda-feira, 10. Apresentado pelos jornalistas Igor Costa e Thamyres Nicolau, o “Papo Justo” mostra a experiência que envolve adolescentes e a comunidade escolar de Icoaraci, distrito de Belém, no debate de temas fundamentais à formação da cidadania.
Uma das questões tratadas no “Papo Justo” é o trabalho infantil, a partir de um concurso de redação promovido entre os estudantes pelo projeto “Direito se aprende da escola”. A estudante Vitória Maués revela como, com a ajuda da professora, ela conseguiu construir um texto a partir do aprendizado que adquiriu com leituras sobre um problema que atinge milhares de crianças em todo o País.
“Toda criança tem direito de brincar, de ser criança. Todas as crianças têm direito a estudar, a aprender, porque pra você ser alguém da vida, você precisa estudar”, constata Vitória Maués.
“Papo Justo – o podcast do TJPA” estreou há 15 dias, com um programa a respeito de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. A cada 15 dias um novo episódio vai ao ar e fica disponível ao público no player da Web Rádio Jus do TJPA (webradiojus.com.br) e em plataformas digitais, como o Spotify, Deezer e Google Podcasts. A produção é da Agência Radioweb, de Belém.